ISKA Brasil e CBKBT homenageiam professores e mestres de artes marciais no Guarujá

Da Redação | Crédito: Elaine Ferreira – Revista Master

Cerca de 100 profissionais, entre professores e atletas de artes marciais, foram homenageados no evento realizado pela ISKA Brasil e CBKBT na Igreja Peniel Guaibê do Guarujá.

Atletas de diferentes estados e modalidades marcaram presença, como o samurai Francisco Filho, uma lenda do Karate Kyokushin que já venceu 100 combates no Japão.

A disputa foi aberta pelo presidente da ISKA São Paulo, Luciano Ferreira Martins, que apresentou a mesa de honra, composta pelo representante do prefeito de Guarujá e do secretário de esportes, o responsável pela pasta de relações sociais, Alexandre Trombelli, ex-secretária de turismo e jornalista madrinha do Kickboxing, Thais Margarido, presidente do Sintrammar de Santos, Francisco Erivan, diretor jurídico da ISKA Brasil e CBKBT, José Nilton Nascimento, e pelo CEO e representante da Bueno Editora, Fábio Bueno.

O mestre de cerimônia, Roberto Nochang Carneiro, da ISKA internacional, América Latina e Caribe, salientou a importância do conhecimento histórico de artes marciais para entender o patamar que as modalidades se encontram, fez um breve relato, desde a pré-história até os dias atuais, e explicou os momentos mais relevantes das entidades anfitriãs.

Em determinado momento, citou o samurai Francisco Filho como exemplo de alguém que atingiu o reconhecimento, além das competências físicas.

Em relação ao trabalho do editor Fábio Bueno, destacou que ele é o “guerreiro do tempo”, pois registra as histórias das artes marciais para as próximas gerações por meio do livro Grandes Mestres das Artes Marciais. “É muito gratificante ver que as pessoas estão valorizando a história. As artes marciais mudaram para algo maior: o desenvolvimento pessoal. O importante é vencer a si mesmo”, disse.

Mestre Nochang falou sobre o papel das artes marciais na formação cidadã e na proteção da sociedade, e sobre o conhecimento multidisciplinar para o sucesso das academias.

O presidente do Sintrammar de Santos, Francisco Erivan, agradeceu pela oportunidade de prestigiar o evento e homenageou o anfitrião Luciano Ferreira Martins pela sua dedicação às artes marciais. “É importante se doar aos esportes para manter uma sociedade sadia e boa para todos”, discorre.

A jornalista e madrinha do Kickboxing no Guarujá, Thais Margarido, ressaltou as qualidades do esporte na vida do cidadão, especialmente entre os mais carentes. “As artes marciais são grandes aliadas em qualquer sociedade. A missão de cada um é proporcionar igualdade social, e não existe caminho mais limpo, digno e fértil do que o esporte”.

O representante do prefeito Valter Suman e do secretário de esportes, Ronald Luiz Nicolaci Fincatti, incentivou o investimento por meio do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte (Promifae). Ele acredita que nos próximos quatro anos, a cidade do Guarujá alcançará muitos mais resultados por meio da entrega de equipamentos importantes, como o Ginásio Guaibe, que está em fase final de reforma e sediará grandes eventos.

Para o samurai Francisco Filho, mesmo com as dificuldades, temos que manter o otimismo. Em seu discurso, valorizou a iniciativa do mestre Luciano Ferreira em reunir tantas pessoas especiais. “A cada momento, nós temos que aprender, estar atentos e nos aprimorarmos. Tenho certeza que a partir desta homenagem teremos novas conquistas pela frente”. 

O diretor jurídico, José Nilton Nascimento, explanou sobre sua carreira profissional e disse que tem muito a contribuir com suas competências. Por ser um estudioso das artes marciais e palestrante de Direito, frisou que todos os profissionais da área marcial devem conhecer os aspectos jurídicos da responsabilidade civil e penal relativas à legitima defesa, agressão física e outros aspectos.

O evento homenageou vários artistas marciais, entre ele, mestre Xuxo (Santos), Carlos Cruz (Cubatão), José Roberto Nicolau (Paraná), Aline Pereira (campeã do Glory – Kickboxing), entre outros. Ao final, os participantes receberam exemplares da Revista Master e posaram com o banner da publicação.

Veja mais fotos no álbum oficial – Facebook da Revista Master