Fábio Bueno é o único brasileiro homenageado no Prêmio de Escritores John Corcoran de Artes Marciais, dos EUA

Por Girliani Martins | Crédito: Divulgação

A Fundação da Aliança Americana de Artes Marciais anunciou nesta semana que o editor Fábio Bueno será o único brasileiro homenageado no Prêmio de Escritores John Corcoran, que reúne os principais nomes do setor editorial sobre artes marciais no mundo.

A cerimônia on-line será realizada em 12 de dezembro, a partir das 19h, sob o comando do presidente da entidade, Jessie Bowen.

Antes dessa homenagem, o anfitrião Bowen já havia incluído Fábio Bueno nos livros internacionais Who’s Really Who in the Martial Arts (Quem é Realmente Quem nas Artes Marciais) e Martial Arts: Masters & Pioneers (Artes Marciais: Mestres e Pioneiros), considerados os mais importantes da área nos EUA.

De acordo com ele, o brasileiro tem uma sólida carreira, tanto que são mais de 25 anos na produção de revistas e livros marciais. “Conheci o Fábio Bueno há alguns anos devido ao seu livro Grandes Mestres das Artes Marciais, que oferece visibilidade aos educadores, e também em razão da credibilidade da Revista Master. Logo, seria injusto se ele não estivesse na premiação”, conta.

Bueno, como é conhecido no meio, é o CEO  da Bueno Editora e soma 3 milhões de exemplares distribuídos entre livros e revistas. Entre as realizações, podemos destacar a Inside Kumite, Fighter Magazine, Shaolin Gong Fu, Coleção Defesa Pessoal, Coleção Artes Marciais, livro Grandes Mestres, Revista Master, etc.

De acordo com o profissional, a premiação é uma honra, pois é uma forma de impulsionar ainda mais o seu trabalho. “Quando soube, fiquei extremamente feliz e honrado. Não é um prêmio só meu, mas de todos aqueles que atuam incansavelmente para o desenvolvimento das artes marciais no Brasil”, explica.

O prêmio

Honrando a liderança nas artes marciais, o Prêmio de Escritores John Corcoran tem este nome em referência ao editor de uma das revistas mais antigas dos EUA, a famosa Black Belt, que estampou em suas capas lendas como Bruce Lee, Bill Wallace, Joe Lewis, Rickson Gracie, Pan Qing Fu, etc.