Projeto de artes marciais do Ifes transforma vidas em Nova Venécia, no Espírito Santo
Iniciativa foi desenvolvida por Sollyvan Rangel Mazziolli.
Com informações do Ifes | Crédito da foto: Meta AI
Desde 2018, o projeto de extensão "Artes Marciais: Um Ensinamento para a Vida", do Ifes, tem impactado mais de 300 jovens em Nova Venécia, no Espírito Santo, oferecendo aulas de Karate e Jiu Jitsu. Idealizado por Sollyvan Rangel Mazziolli, o projeto busca promover disciplina, autoconfiança e bem-estar físico e mental entre adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.
As aulas ocorrem no contraturno escolar, com módulos trimestrais que incentivam o desenvolvimento integral dos participantes. Jiu Jitsu para iniciantes é oferecido às terças e quintas, enquanto os alunos avançados treinam em horários adicionais. O Karate é praticado nas segundas, quartas e sextas, com um treino extra aos sábados.
Para garantir a continuidade da iniciativa, o projeto conta com parcerias locais, como o 2º Batalhão da Polícia Militar e clínicas de fisioterapia. Em 2024, as atividades foram retomadas, com 30 vagas de Karate e 15 de Jiu Jitsu. O projeto se consolidou como uma ferramenta de inclusão e desenvolvimento para jovens que encontram nas artes marciais uma nova oportunidade de vida.