Clarice Ribeiro conquista bronze no Mundial Sub-21 de Judô

A brasileira de 16 anos conquistou sua terceira medalha em competições mundiais da base nesta quarta-feira (02), durante o primeiro dia de disputas no Tajiquistão.

02/10/2024

Com informações da CBJ | Crédito da foto: Freepik

Nesta quarta-feira (02), Clarice Ribeiro (48kg) conquistou a primeira medalha brasileira no Campeonato Mundial Sub-21 de Judô, realizado em Dushanbe. Ela venceu a húngara Szabina Szeleczki na disputa pelo bronze, marcando seu terceiro triunfo em competições mundiais da base, após dois ouros no Sub-18 em 2023 e 2024.

Clarice iniciou sua jornada no campeonato com uma vitória por imobilização sobre a turcomena Dilara Kandymova. Na sequência, derrotou a marroquina Nohade Riadi por ippon nas oitavas de final. O único revés do dia ocorreu nas quartas de final, onde foi superada pela japonesa Sachiyo Yoshino, que se tornaria vice-campeã da categoria. Para continuar na disputa pelo bronze, Clarice precisava vencer na repescagem. Inicialmente enfrentaria a britânica Summer Shaw, mas a adversária foi desclassificada devido a uma hansoku-make em sua luta anterior.

Na luta decisiva, enfrentou Szeleczki e não deu chances à húngara. Logo no primeiro minuto, anotou um waza-ari, e um minuto depois, conseguiu outra projeção através da revisão de vídeo, encerrando a disputa. Esta medalha de bronze marca sua primeira conquista em um Mundial Sub-21, sendo a terceira em competições mundiais de base.

Em 2023, quando competia na categoria -44kg, Clarice já havia sido campeã mundial sub-18. Neste ano, competindo na categoria -48kg, ela repetiu o feito, igualando-se a Sarah Menezes como as únicas judocas brasileiras a conquistarem dois ouros em mundiais de base.

Nascida no Amazonas, Clarice, de apenas 16 anos, representa atualmente o Minas Tênis Clube, em Minas Gerais, tendo iniciado sua trajetória no judô pela Associação Fort Judô Clube de Manaus.

Rafaela Rodrigues busca bronze e termina em quinto

Outra atleta brasileira, Rafaela Rodrigues (52kg), atual vice-campeã mundial sub-18, também competiu, mas ficou em quinto lugar na disputa pelo bronze. Ela venceu a alemã Tabea Mecklenburg em sua estreia, seguida por vitórias sobre a espanhola Laura Gomez Antona e a tajique Madina Qurbonzoda. Na semifinal, Rafaela enfrentou a japonesa Iroha Oi, que já havia sido sua algoz na final do Mundial Sub-18 e que se sagraria campeã do Sub-21. Na luta pelo bronze, Rafaela foi imobilizada pela francesa Alyssia Poulange.

Outros Brasileiros em ação

No torneio, Michel Augusto (-60kg) venceu duas lutas, mas foi eliminado nas oitavas de final. Iago Oliveira (-66kg) começou com uma vitória por ippon, mas foi derrotado na luta seguinte. Ronald Lima também saiu na primeira luta, caindo diante do cazaque Magzhan Alzhanov.

Próximos dias de competição

As disputas continuam nesta quinta-feira (03), com quatro representantes do Brasil: Beatriz Comanche (57kg), Bianca Reis (57kg), Eduarda Bastos (63kg) e Guilherme de Oliveira (73kg). As preliminares começam às 2h (horário de Brasília), com o bloco final às 8h. As lutas serão transmitidas pela judotv.com e pelo Canal Olímpico do Brasil, além da NSports.

Agenda do Campeonato Mundial Sub-21 2024

Quinta-feira (03/10) — F: 57kg; -63kg | M: -73kg

Beatriz Comanche (57kg)

Bianca Reis (57kg)

Eduarda Bastos (63kg)

Guilherme de Oliveira (73kg)

Horário: Preliminares - 2h | Bloco final - 8h

Transmissão: Judo TV (preliminares) e Canal Olímpico do Brasil e NSports (finais)

Sexta-feira (04/10) — F: -70kg | M: -81kg; -90kg

Kaillany Cardoso (70kg)

Luan Almeida (81kg)

Jesse Barbosa (90kg)

Horário: Preliminares - 2h30 | Bloco final - 8h

Transmissão: Judo TV (preliminares) e Canal Olímpico do Brasil e NSports (finais)

Sábado (05/10) — F: -78kg; +78kg | M: -100kg; +100kg

Dandara Camilo (78kg)

Enya Pires (+78kg)

Olivia Oliveira (+78kg)

André Kramer (100kg)

Matheus Guimarães (100kg)

Andrey Coelho (+100kg)

Horário: Preliminares - 2h | Bloco final - 8h

Transmissão: Judo TV (preliminares) e Canal Olímpico do Brasil e NSports (finais)

Domingo (06/10) — Equipes Mistas

Horário: Preliminares - 2h30 | Bloco final - 8h