Especialistas debatem controle da segurança no esporte em painel na COB Expo

Evento contou com a presença de profissionais renomados do direito desportivo.

27/09/2024

Por Comitê Olímpico do Brasil | Crédito da foto: IA - Freepik

O controle da segurança no esporte foi tema de debate de um dos painéis realizados nesta sexta-feira, 27, na COB Expo, em São Paulo. Participaram do evento Alessandra Nóbrega, advogada do COB, Andrei Kampff, mestre em direito desportivo, Guilherme Caputo, ministro do TST, e Luiz Felipe Bulus Alves Teixeira, auditor e diretor da Escola Nacional de Justiça Desportiva.

Durante o painel, os quatro discutiram muito sobre as diversas maneiras de se manter a segurança em todos os aspectos nos ambientes esportivos, dentro e fora do movimento olímpico.

Alessandra Nóbrega falou um pouco sobre o trabalho do Comitê Olímpico Internacional (COI) para cuidar da segurança dos atletas durante os Jogos Olímpicos. “O COI fez um monitoramento junto às redes sociais dos atletas, para evitar crimes cibernéticos, evitar qualquer tipo de crime que chegasse ao atleta e não prejudicasse a performance deles. Mensagens assim podem desestabilizar os atletas. A inteligência artificial pode fazer esse tipo de monitoramento. Também pudemos levar dois agentes da Polícia Federal fazendo parte da delegação do COB”, disse.

Ela também citou algumas ações que o COB realiza visando evitar questões sérias como o assédio no esporte. “O COB tem uma política de enfrentamento ao abuso e ao assédio, temos o programa Esporte Seguro, temos vários cursos. A delegação é obrigada a fazer os cursos para saber de todos os tipos de violência. A gente faz essa conscientização de todos com esses cursos e ações internas", explicou.

O painel ainda contou com uma rica troca de experiencias e opiniões sobre as diferentes possibilidades e soluções para se manter a segurança no ambiente esportivo, bem como o que clubes, federações e confederações podem colaborar nesse processo.