Brasil fecha campanha com cinco pódios no Grand Prix de Judô, em Zagreb
A próxima etapa do Circuito Mundial IJF será o Grand Slam de Abu Dhabi, em outubro.
Com informações da Confederação Brasileira de Judô | Crédito da foto: Freepik
No último dia do Grand Prix de Zagreb, realizado no domingo, 15 de setembro de 2024, o Brasil conquistou mais três medalhas com seus judocas. Marcelo Fronckowiak (90kg) garantiu a prata após vencer todas as suas lutas eliminatórias, mas ser derrotado na final pelo húngaro Peter Safrany. Giovanna Santos (+78kg) e Lucas Lima (+100kg) conquistaram medalhas de bronze, completando a campanha brasileira na competição.
Marcelo iniciou sua trajetória com um ippon sobre Islam Sogenov, da Sérvia, seguido de uma vitória nas punições contra Thomas Scharfetter, da Áustria. Na semifinal, venceu o sul-coreano Sungho Lee com um waza-ari no golden score, mas na final foi superado por Safrany, que o imobilizou até o ippon, garantindo o ouro para o húngaro.
Lucas Lima também teve um bom desempenho, vencendo por ippon seus combates contra Jur Spijkers, da Holanda, e Evgeny Shmachilin, de Israel. Na semifinal, sofreu duas quedas que o levaram à disputa pelo bronze, onde enfrentou Jelle Snippe, da Holanda. Inicialmente imobilizado por Snippe, a revisão de vídeo desclassificou o holandês, resultando na vitória de Lucas Lima, sua primeira medalha no Circuito Mundial IJF.
Giovanna Santos teve um percurso semelhante. Venceu suas primeiras lutas, incluindo uma vitória por ippon sobre a croata Tina Radic. Na semifinal, foi derrotada por Yuli Alma Mishiner, de Israel, nas punições. Na disputa pelo bronze, impôs seu ritmo e conquistou a vitória sobre a austríaca Maria Hoelwartt, levando a medalha.
Com essas conquistas, somadas às medalhas de Gabriel Falcão (81kg) e Nauana Silva (63kg) no dia anterior, o Brasil encerrou o Grand Prix de Zagreb com um total de cinco medalhas: duas pratas e três bronzes. A próxima etapa do Circuito Mundial IJF será o Grand Slam de Abu Dhabi, em outubro.