Saiba o que é Qi Gong Terapia: a arte milenar de cultivar energia e saúde integral
Terapia chinesa contribui também para a qualidade de vida e prevenção de doenças.
Por Marcus Vinicius Azevedo | Crédito da imagem: Freepik
O Qi Gong, prática milenar chinesa, é uma combinação de movimento, meditação e controle da respiração, que visa cultivar e equilibrar o Qi (energia vital). Em português, Qi Gong significa "trabalho com a força vital".
Surgiu há mais de 4 mil anos, sendo uma parte essencial da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Inicialmente, era utilizado para promover a saúde e a longevidade, mais tarde, foi incorporado às artes marciais e às práticas espirituais.
A prática evoluiu ao longo dos séculos, integrando conhecimentos da filosofia taoísta, confucionista e budismo Chan. Cada escola e cada tradição contribuíram com diferentes técnicas e abordagens, resultando em uma vasta gama de estilos de Qi Gong, que podem ser divididos em categorias como terapia, marcial e espiritual, dependendo do objetivo principal da prática.
Por esse motivo, o governo chinês anunciou uma série de políticas para melhorar a gestão e orientar o desenvolvimento geral do Qi Gong, honrando seu trabalho e a história de famosos médicos que usaram o método para cuidar da saúde das pessoas.
O Qi Gong Terapia é a vertente mais estudada e comprovada cientificamente para tratamento, prevenção e manutenção da saúde.