3° Encontro Nacional de Faixas Pretas em São Bernardo do Campo destaca inclusão e expansão das artes marciais

Programação incluiu homenagens, apresentações e lançamentos de publicações.

29/07/2024

No último sábado, 27 de julho, das 14h às 19h, o Paço Municipal de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, sediou o 3° Encontro Nacional de Faixas Pretas, o maior evento destinado a faixas pretas de todo o Brasil, com uma programação repleta de homenagens, apresentações e lançamentos de publicações.



A mesa de honra foi composta por Aurélio Bacelar (anfitrião e vereador de São Bernardo do Campo); Sergio Lex (professor universitário e kodansha de Judô); Yeo Jin Kim (presidente da Liga Nacional de Taekwondo); Li Win Kay (um dos pioneiros do Kung Fu no país); Daniel Lucena (vice-presidente da Confederação Brasileira de Artes Marciais e União Internacional de Artistas Marciais da América (UIAMA); grão-mestre Walbert Gomes (veterano do Jiu Jitsu), Álvaro Lopes (Cavalaria BJJ); Benedito de Barros Filho (presidente da Associação de Kung-Fu Shaolin do Sul - Fei Hok Phai e Liga Sanda Brasil); Thiago Barros (líder da Academia Fei Hok Phai de Kung Fu Ltda); José Augusto Maciel Torres (reitor da Erich From University e sensei de Karate); Nilton Nascimento (grão-mestre em Taekwondo e parceiro do evento); Ricardo Andrade (fundador e presidente da Escola de Taekwondo Highway One); Israel Salvador Ferreira da Cruz (diretor da Isamp Sports); Robson Maciel (campeão de Karate); Roque Cortes Pereira (professor, jornalista e sensei de Karate) e Fábio Bueno (autor dos livros Grandes Mestres das Artes Marciais e Black Belt).


Início

Após a apresentação da mesa de honra, o público entoou o Hino Nacional e o hino da cidade anfitriã. Um vídeo de apresentação mostrou a força e a representatividade dos faixas pretas no Brasil, ressaltando sua atuação para a expansão das artes marciais no país.


O vereador Aurélio Bacelar, um dos responsáveis pela viabilização do evento, enfatizou a importância dessa atividade para o desenvolvimento da sociedade e anunciou que São Bernardo do Campo tem um projeto para implementar o ensino de artes marciais nas escolas municipais. "Queremos que a nossa cidade seja referência nesse campo e estamos com esse projeto, que tem muitas chances de sair do papel", conta. 


O grão-mestre Nilton Nascimento reforçou a ideia. "Arte marcial é sinônimo de saúde e qualidade de vida. Sendo assim, realmente precisa fazer parte do cotidiano dos alunos".



Apresentações 

A primeira exibição do evento foi uma roda de Capoeira, organizada pelo mestre Márcio, que mostrou a inclusão e a cultura dessa prática ancestral.


Um dos momentos mais emocionantes foi quando ele chamou uma praticante cadeirante para participar da roda. "Nossa arte é genuinamente brasileira. Tem história e muita cultura e não tem barreiras para quem deseja participar", emenda. 



Em seguida, o shifu Alexandre Pastro e sua equipe encantaram o público com a Dança do Leão. 



Os mestres Benê Barros, Thiago Barros e o shifu Carlos Silva apresentaram outros aspectos milenares do Kung Fu. 



Me. Antoniel Novais destacou a cultura coreana  por meio de uma exibição de Hapkido, seguida pela apresentação de Taekwondo, do professor Stefan Santuche, atual campeão de poomsae pela Liga Nacional (LNT). O momento teve a coordenação do grão-mestre Nilton Nascimento. 



Para fechar a série, o sensei Édnei Albigezi demonstrou a beleza e eficiência do Karate Taiyokan, enquanto o sensei André Imamura, conhecido como Japonego, chamou a atenção com o Taiko.



Reconhecimento 

Os componentes da mesa de honra receberam homenagens em reconhecimento ao seu apoio nas funções exercidas.



Homenagens 

Cerca de 80 pessoas foram homenageadas pela Câmara dos Vereadores de São Bernardo do Campo, uma iniciativa do vereador Aurélio Bacelar. 


Além disso, os participantes do livro Black Belt foram coroados com medalhas e certificados via menções honrosas. 


Black Belt Book 

De acordo com o autor Fábio Bueno, o 3° Encontro Nacional de Faixas Pretas representa um marco na valorização das artes marciais no Brasil, concretizando-se como uma oportunidade única de reunir grandes praticantes. "É o momento de trocar conhecimentos e experiências. Além disso, o Black Belt documenta e divulga a biografia deles. Eventos como este fortalecem a nossa comunidade e evidenciam a relevância das artes marciais na construção de uma sociedade mais saudável e disciplinada", considera. 


Para o mestre Benê Barros, o livro une a categoria: "É um livro muito relevante para nós. Assim, o evento é uma forma de apresentar nosso trabalho para a população". 



Revista Master 


Paralelamente, foi lançada a 20ª edição da Revista Master. Alguns de seus participantes estiveram no evento, entre eles, o mestre Israel Cruz e o professor Daniel Cruz. 


Novidade 

As entrevistas realizadas durante o evento serão publicadas, em breve, no canal da Revista Master no YouTube. Nesta semana, as publicações  (vídeos e fotos dos homenageados) ficarão disponíveis em nossas redes sociais. 


Fotos  

Álbum 1

Álbum 2

Álbum 3
Álbum 4