Elite do Judô brasileiro se reúne em Belo Horizonte para a disputa do CBI Troféu Brasil e Grand Prix Nacional
Principais competições nacionais vão acontecer nos dias 14, 15 e 16 de dezembro, na Arena UniBH, no Minas Tênis Clube.
Da Confederação Brasileira de Judô | Crédito da foto: Anderson Neves/CBJ
O CBI Troféu Brasil Interclubes e
o CBI Grand Prix Nacional de Judô, principais competições do calendário CBJ,
vão reunir a elite do Judô brasileiro a partir de quinta-feira (14), no
Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, para três dias de muito Judô na Arena
UniBH. Mais de 400 judocas, de 75 clubes, são esperados para a disputa, entres
eles, alguns dos principais judocas do país e até estrelas internacionais.
Nomes conhecidos da Seleção
Brasileira de Judô, como Willian Lima (Pinheiros), Rafael Buzacarini
(Pinheiros), Larissa Pimenta (Pinheiros), Rafaela Silva (Flamengo), Jéssica
Lima (Sogipa) e Beatriz Souza (Pinheiros), que lutaram o Grand Slam de Tóquio
no início de dezembro, estão entre a lista de inscritos do Troféu Brasil.
Já o Grand Prix Nacional, maior competição por equipes mistas do judô brasileiro, ainda vai contar com o vice-campeão do World Masters, Guilherme Schmidt (Minas Tênis Clube), e com o medalhista de bronze no Mundial de Doha 2023, Rafael Silva “Baby” (Pinheiros). O clube de São Paulo ainda trouxe um reforço internacional, a venezuelana Elvismar Rodriguez, atual campeã pan-americana dos 70kg.
Os anfitriões também chegarão mais do que motivados para buscar as medalhas nas duas competições. A meio-médio Gabriella Mantena (63kg), do Minas Tênis Clube, campeã do Troféu Brasil 2022 em casa, vai contar novamente com o apoio da torcida minastenista para buscar o bicampeonato. Para ela, a atmosfera é importante para um bom desempenho.
“Lutar em casa é sempre muito, sempre muito positivo. Causa uma pressão maior, mas é uma pressão positiva também. Então, a gente tem se preparado bastante. O Minas preza muito por essa competição. Eu luto por mim e pelo meu clube sempre. Mas, o Troféu eu penso que é primeiro pelo meu clube, depois por mim, porque eu sei da importância que tem para eles e lutar em casa é sempre bom em relação à torcida, é o lugar em que a gente já está acostumada. Eu espero repetir o feito do ano passado. Tenho me preparado bastante com esse objetivo. E estamos focados para voltar com o melhor resultado possível, tanto no Troféu, quanto no Grand Prix”, projeta.
AGENDA
A programação do Troféu tem, na
quinta-feira (14), as disputas dos pesos -48kg; -52kg; -57kg; e -63kg, no
feminino, e -60kg; -66kg e -73kg, no masculino. Já na sexta-feira (15), entram
nos tatames da Arena UniBH os judocas dos pesos -70kg; -78kg; +78kg, no
feminino, e -81kg; -90kg; -100kg e +100kg, no masculino.
As preliminares têm horário previsto para 9h (horário de Brasília), em ambos os dias, com as disputas por medalhas às 12h e 17h, na quinta, e às 13h30, na sexta.
Grand Prix Nacional bate recorde
de clubes inscritos
Com 17 equipes, o CBI: Grand Prix Nacional de 2023 bateu recorde expressivo em número de inscrições. Foram seis clubes a mais que em 2022. Neste ano, a competição em formato misto chega para sua quarta edição da história. O Instituto Reação foi o primeiro campeão, em 2018, e, nos anos seguintes, o Esporte Clube Pinheiros garantiu o bicampeonato (2019 e 2022).
As preliminares do GP Nacional
acontecem neste sábado (17), com início às 10h. As disputas por medalhas, por
sua vez, estão marcadas para às 12h.
O site da CBJ e o Canal Brasil Judô, no YouTube, fazem gratuitamente a transmissão ao vivo de todos os combates do Troféu Brasil e Grand Prix Nacional. Para quem estiver em Belo Horizonte e desejar marcar presença na competição, o valor da entrada é 1kg de alimento não perecível. O Troféu Brasil e o Grand Prix Nacional de Judô integram o programa de Campeonatos Brasileiros Interclubes e são realizados pela Confederação Brasileira de Judô em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes e Minas Tênis Clube.