Mayra Aguiar celebra ouro em Tóquio: “Era uma competição que sempre quis ganhar”

Brasileira quebrou um tabu de 37 anos sem ouro para o Brasil no Japão ao vencer o Grand Slam de Tóquio.

06/12/2023

Por Confederação Brasileira de Judô | Crédito da foto: Divulgação


Mayra Aguiar tem uma coleção de medalhas e recordes únicos na história do judô brasileiro e, no último domingo, 03, ela conseguiu adicionar mais um grande feito desses que entram para a história. Aos 32 anos, conquistou a medalha de ouro no tradicional Grand Slam de Tóquio e tornou-se a primeira brasileira a alcançar tal resultado na terra do Judô.


“Era uma competição que sempre quis ganhar”, escreveu em seu perfil nas redes sociais. “Tanto pela dureza que ela é e também porque, depois do Brasil, o Japão é meu lugar favorito. Muito obrigada pela torcida. Seguimos em frente.”


O resultado de Mayra tirou o Brasil da fila por um ouro no Japão, quebrando um tabu de 37 anos. O primeiro e único título de brasileiro no Japão, até então, era de Sergio Pessoa, campeão da Copa Jigoro Kano em 1986. 


Entre as mulheres, Érika Miranda (52kg) foi a primeira a chegar à uma final em Tóquio, em 2013, e ficou com a prata. Jéssica Lima (57kg), também com uma campanha quase perfeita, voltou a colocar o Brasil na final do Grand Slam e ficou com a prata um dia antes de Mayra, finalmente, levar o ouro.