Brasil conquista quatro medalhas no Open de Perth de Judô, na Austrália
Leonardo Gonçalves foi campeão, Rafael Buzacarini e Beatriz Souza conquistaram pratas e Michel Augusto ficou com o bronze.
Por Confederação Brasileira de Judô | Crédito da foto: CBJ
O Judô brasileiro faturou quatro medalhas no Aberto de Perth, na Austrália, que aconteceu de 10 a 11 de novembro. O grande destaque foi o meio-pesado Leonardo Gonçalves (100kg), que conquistou a medalha de ouro da categoria, e ao final, "bateu" seu compatriota Rafael Buzacarini. Beatriz Souza (+78kg) também foi ao pódio, conquistando a medalha de prata. Já Michel Augusto arrematou o bronze no peso ligeiro (60kg).
O Open de Perth é a única etapa dos abertos continentais que distribuem pontuação equivalente às pontuações de Grand Prix no ranking mundial. Ou seja, Léo, campeão, levou 700 pontos na corrida olímpica para Paris 2024.
Na campanha, venceu Avtar Singh (IND), Francisco Balanta (COL) e Piotr Kuczera (POL) até a final. Já Buzacarini passou por Nathaniel Keev (EUA), Louis Mai (GER) e por Anton Savitskiy (UKR) para encontrar Leo na final. Em luta equilibrada, Léo ficou com ouro ao forçar três punições em Buzacarini.
A terceira finalista do dia para o Brasil foi Beatriz Souza, que venceu Tulika Maan (IND), Samira Bouzgarne (GER), Xin Su (CHI) e só parou na outra chinesa da chave, Su Shiyan, que forçou três punições à brasileira para ficar com o ouro.
A próxima competição da seleção brasileira de Judô no Circuito Mundial será o Grand Slam de Tóquio, no Japão, fechando a temporada 2023, em dezembro.