Kátia Alves vence italiana e fatura bronze no Mundial Júnior de Judô
Brasil chega ao terceiro pódio consecutivo na competição. Seleção volta ao tatame neste domingo para disputa por equipes mistas.
Por Confederação Brasileira de Judô | Crédito da foto: Gabriela Sabau/CBJ
O Judô brasileiro conquistou mais uma medalha no Campeonato Mundial Júnior, em Odivelas, Portugal, neste sábado, 07. A cearense Kátia Alves venceu três das quatro lutas que fez, e faturou o bronze no peso pesado (+78kg). Agora, o Brasil tem uma prata, de Kaillany Cardoso (70kg), e dois bronzes, Kátia e Beatriz Comanche (57kg). “Agradeço a Deus, à minha família, ao meu clube por todo o suporte, à CBJ. Queria agradecer também a torcida de todos. Esse foi meu primeiro Mundial e também minha primeira medalha em mundiais”, comemorou Kátia.
O caminho para a medalha começou com vitória segura por dois waza-ari (ippon) sobre a uzbeque Mokhlaroyim Tukhtamishev. Nas quartas de final, veio o revés para a japonesa Miki Mukunoki, por ippon, e Kátia foi para a repescagem.
Na chave de cima, a outra brasileira inscrita no +78kg, Enya Pires, teve o mesmo desempenho, vencendo a primeira luta sobre Kanwarpreet Kaur, da Índia, por ippon, e parou na sul-coreana Hyeonjii Lee.
Com isso, as duas brasileiras se encontraram na repescagem para definir quem iria à disputa pelo bronze. Elas treinam no mesmo clube, Grêmio Náutico União, de Porto Alegre, e se conhecem bem. Kátia marcou um waza-ari, mas ambas levaram duas punições e ficaram na berlinda. Melhor para Kátia, que soube jogar com a regra e impôs a terceira punição à Enya, classificando-se para o bronze.
Na luta final, ela dominou a italiana Tiziana Marini, marcando um waza-ari no início do combate e finalizando a adversária com imobilização até o segundo waza-ari.
Nas chaves masculinas, o Brasil contou com Matheus Guimarães (100kg), que parou na primeira luta diante do tcheco David Duddy.