Lair Roberto Moretti

Sensei Lair, 7ºdan, iniciou os treinamentos aos 14 anos, em Piracicaba, no interior de São Paulo. Os primeiros passos foram dados com o professor Miguel Carvalho, no entanto, também recebeu instruções do sensei Seijun Kanashiro, 4º dan na época, filho de Yuko Kanashiro (in memoriam) e presidente da Shidokan do Brasil.
Conquistou a graduação de faixa preta em três entidades: União Shorin-ryu Karate do Brasil, com o mestre Yoshihide Shinzato, FPK (Federação Paulista) e CBK (Confederação Brasileira), e vários títulos em campeonatos na categoria shiai kumite (luta).
Após a trajetória de atleta e faixa preta, começou a carreira de árbitro, chegando ao nível internacional, atuando no Mundialito do Chile, em 1996, no Mundial do Japão, em 1997, Mundialito no Uruguai, em 1999, Mundial na Espanha, em 2000, e também no Brasil.
Por sua atuação como árbitro da FKP, chegou ao cargo de diretor de arbitragem da União Shorin-ryu Karate do Brasil, do mestre Yoshihide Shinzato, onde continuou seus treinamentos após a troca de estilo de seu professor. Hoje, faz um trabalho relevante com cegos no AVISTAR, no Espaço PIPA (Associação Síndrome de Down de Piracicaba) no Condomínio Paineiras e na Associação Moretti Karate-Do Shorin-ryu.

Associação Moretti Karate-Do Shorin-ryu
Av. Alberto Vollet Sachs, 2697, Vila Monteiro,
Piracicaba/SP.