José Macena da Silva Filho

O Leão do Nordeste nasceu no município de Imperatriz, no Maranhão, mas reside em Campinas, no interior de São Paulo, há 24 anos. Sua caminhada teve início em 1983, graças à Capoeira e ao mestre Buana, o responsável por levar essa arte marcial para sua cidade natal. Posteriormente, teve a orientação do mestre Roberval Sena Palhano.
Com sua mudança para Campinas, em 1997, conheceu e passou a treinar com o mestre Irandir (in memoriam), do grupo Senzala. Devido ao falecimento do educador, continuou a prática, mas com o mestre Flávio Caranguejo, da cidade de São Paulo.
Mestre Irandir apresentou-lhe ao GM André Gomes, do Muay Thai, com quem deu os primeiros passos nesse esporte e continua até os dias atuais. Além dele, foi orientado por Marcelo Ferreira, Maurício Medina e outros professores da equipe.
Teve a oportunidade de viajar e morar na Europa, especificamente em Toulouse, no Sul da França. Hoje, professor Macena faz parte da GFTeam, liderada pelos mestres Júlio César e Medina, é graduado em Educação Física, contramestre de Capoeira, formado pelo grupo Celeiro de Bamba, 1° grau de Jiu Jitsu (GFTeam Campinas), com registro oficial na CBJJE e CBJJP, grau preto de Muay Thai (equipe André Gomes) pela Team Muay Thai e Confederação de Muay Thai do Brasil, e instrutor de defesa pessoal, sendo especialista em defesa pessoal para mulheres.


GFTeam Campinas
Engenheiro Marcio Duarte, 481, Parque Oziel, Jardim do Lago (continuação), próximo ao Supermercado Gostosão, Campinas, SP.