Treino Gashuku: as sete virtudes do Bushido atrai senseis renomados e quase 400 atletas em Campinas

Da Redação | Crédito: Revista Master

Você já ouviu falar no Gashuku e as sete virtudes do Bushido? Se não, o treino dessa prática, realizado entre 07 e 08 de novembro na Associação Recreativa Subtenentes e Sargentos de Campinas, no interior de São Paulo, foi uma excelente forma de aprender e reviver esses princípios.

O Gashuku e as sete virtudes são compostas pelo Gi (Justiça), Rei (Respeito), Yu (Coragem), Meyo (Honra), Jin (Compaixão), Makoto (Honestidade) e Chu (Lealdade). Tradicionalmente, compreende regras baseadas em princípios morais, dos quais um guerreiro samurai tinha o dever de segui-los, não só no campo de batalha, mas também em seu dia a dia.

Cerca de 400 atletas compareceram ao Treino Gashuku em Campinas.

O encontro promovido no último final de semana, além de resgatá-los, também celebrou a alegria, a energia positiva, a amizade e o respeito entre os participantes.

Sob a organização do professor Gilson Gomes, contou com a presença de um grande número de faixas pretas e demais convidados, como o Deputado Estadual – Capitão Castello Branco e o sensei Alfredo Brito.

Atrações

Foram duas manhãs muito movimentadas, marcadas pela prática de inúmeras técnicas, mas principalmente pelo carinho, atenção e pela cordialidade dos palestrantes, entre eles, Yoshizo Machida, Luci Fonseca Nakama, Edson Fujinori Nakama, Hélio Arakaki, Celso Scarpari e Kaue Scarpari.

Logo no primeiro dia, o líder da JKA Brasil, Yoshizo Machida, transmitiu suas técnicas com muito bom humor. Em seguida, teve uma longa conversa com o público, compartilhando informalmente dicas e experiências, importantes não só para o Karate, mas para a vida em geral.

Sensei Yoshizo Machida (à direita).

Após sua apresentação, foi a vez da sensei Luci Fonseca Nakama se posicionar no tatame. A professora, que é 15 vezes campeã paulista e 10 vezes campeã brasileira, sul-americana e pan-americana, ministrou um treino extremamente completo e mostrou as habilidades adquiridas em quase 50 anos de carreira.

Na sequência, o sensei Edson Fujinori Nakama apresentou, com detalhes, movimentos, as bases e a evolução de cada técnica. Outros ícones como Hélio Arakaki, discípulo direto do sensei Sagara, destacou o Karate Tridimensional e os conceitos da biomecânica.

Os senseis Celso Scarpari e Kaue Scarpari também fizeram as suas apresentações, e na ocasião, receberam novas graduações.

De acordo com o organizador, Gilson Gomes, o objetivo do evento é homenagear os professores e trocar experiências e conhecimentos. “Temos a missão de transmitir não apenas técnicas, mas valores que farão a diferença para a população. Nós trabalhamos para resgatar os valores cívicos da sociedade”, comenta.

Assim que discursou, Gilson Gomes foi ovacionado pelo público.

Com a ajuda de Gislaine Gomes, concluiu com louvor o Gashuku 2020. Ao final do segundo dia de atividades, todos tiveram a sensação de dever cumprido.

Para o Deputado Estadual – Capitão Castello Branco, os educadores de artes marciais contribuem significativamente para a construção da sociedade. “Nós vamos defender o esporte e as artes marciais. Vocês, professores e mestres, têm um papel muito importante na construção social, na formação do caráter e da cultura, devido à disciplina, método, dedicação, entre outros. Acreditem nisso. Hoje, mais uma boa semente nasceu nesse evento e certamente ela vai gerar bons frutos. Oss”, explica.

Deputado Estadual e Capitão Castello Branco (à esquerda).

Por fim, os editores da Revista Master, Elaine Ferreira e Fábio Bueno, participaram da confraternização e distribuíram exemplares da publicação.

Mais

Em breve, assista ao vídeo com os melhores momentos do Gashuku: as sete virtudes do Bushido.

Enquanto isso, inscreva-se nosso canal da Revista Master e acompanhe as novidades.