Jogos Olímpicos de Tóquio entram no modo operacional

Por International Olympic Committee | Crédito:

A sessão de abertura das reuniões contou com a presença do presidente do COI, Thomas Bach, que aproveitou a oportunidade para concentrar esforços neste período crucial para os Jogos. “Faltando apenas 65 dias para a Cerimônia de Abertura, estamos agora muito concentrados na entrega. Os atletas de todo o mundo são gratos ao Japão por seus preparativos e estão ansiosos por Jogos Olímpicos e Paraolímpicos seguros, onde eles possam finalmente brilhar”, disse.

Com Tóquio 2020 agora totalmente em fase de entrega operacional, o presidente do COI confirmou que 75% dos residentes da Vila Olímpica já estão vacinados ou já asseguraram a vacinação; e que há boas razões para acreditar que este número será bem superior a 80% na época dos Jogos.

Isto também foi possível pela mais recente iniciativa do COI: a doação da Pfizer/BioNtech de vacinas aos participantes dos Jogos. Outro impulso foi o anúncio de que o Panamá Esporte ofereceu vacinas a todos os atletas qualificados e oficiais credenciados da região que ainda não foram vacinados contra a COVID-19. Esta notícia positiva representa o verdadeiro espírito de solidariedade em todo o Movimento Olímpico.

Após essas reuniões, John Coates, presidente da Comissão de Coordenação do COI para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, disse: “Ficou claro que esses Jogos serão seguros para todos os participantes e para o povo japonês”. Com a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos a pouco mais de dois meses de distância, estamos agora totalmente em modo de entrega operacional”. Após quase oito anos de trabalho árduo e planejamento, a linha de chegada está a uma distância que se aproxima. É uma prova do trabalho árduo dos organizadores de Tóquio 2020, incluindo o governo japonês, o governo metropolitano de Tóquio e o povo japonês. Continuaremos trabalhando lado a lado com nossos parceiros japoneses para fazer todo o possível para entregar Jogos seguros e protegidos para todos”.

Após as observações de Coates, o presidente Seiko Hashimoto, de Tóquio 2020, comentou “Já se passaram três meses desde minha nomeação como presidente e faltam apenas dois meses para a abertura dos Jogos”. Os preparativos para a realização de Jogos seguros e protegidos estão prosseguindo de forma constante, mas estou ciente de que devemos trabalhar ainda mais para garantir que o povo de Tóquio e do Japão também sinta essa sensação de segurança e proteção”.

Além dos avanços feitos nas vacinas e da compreensão da situação atual no Japão, foi anunciado durante a reunião da Comissão de Coordenação que o COI já está trabalhando ativamente com seus parceiros japoneses no Comitê Organizador de Tóquio 2020 em um programa do COI para trazer equipe médica do exterior para apoiar a entrega segura dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Elementos das medidas que estão sendo implementadas para os Jogos de Tóquio 2020 foram demonstrados nos recentes eventos de teste realizados no Japão. Por exemplo, quatro competições internacionais – de vôlei, mergulho, maratona e atletismo – tiveram a participação de mais de 700 atletas e mais de 6.000 funcionários relacionados do Japão e do mundo inteiro. Em todos os eventos, foram seguidas medidas rigorosas da COVID-19, garantindo sua operação segura.

Algumas Federações Internacionais (IFs) realizaram com sucesso seus eventos de qualificação no Japão nas últimas semanas, tais como a Regata de Qualificação Olímpica da FISA Ásia e Oceania no local olímpico de Tóquio 2020, a Sea Forest Waterway e o Campeonato Mundial de Triatlo em Yokohama, ambos trabalhando em estreita colaboração com as federações locais e as agências governamentais.

A Comissão de Coordenação foi ainda mais encorajada pelos muitos eventos esportivos que aconteceram com sucesso ao redor do mundo, observando que mais de 54.000 atletas competiram em mais de 430 grandes eventos esportivos desde setembro de 2020, todos realizados com segurança para os participantes e para a população local.

Muitos deles contribuíram para a qualificação olímpica. Nesta fase, 72% dos atletas, ou pouco mais de 8.000 atletas, já se qualificaram para os Jogos deste verão. Isto inclui 11 esportes/disciplinas para os quais a qualificação já foi concluída. O restante virá dos rankings mundiais (20%) e dos eventos de qualificação final (8%).

Também foram fornecidas atualizações sobre os planos que estão sendo desenvolvidos por patrocinadores globais e locais. Eles continuam trabalhando em estreita colaboração com Tóquio 2020 para fornecer produtos e serviços essenciais à realização dos Jogos – da tecnologia à infraestrutura e produtos que apoiem diretamente os atletas. Da mesma forma, as emissoras estão ocupadas em aumentar sua preparação para os Jogos. Muitas já lançaram campanhas promocionais globais destinadas a promover as conquistas dos atletas e os valores olímpicos, à medida que começam a criar entusiasmo antes dos Jogos.