Seleção chega ao Japão para fase final de preparação rumo ao Campeonato Mundial de Tóquio 2019

Por Confederação Brasileira de Judô | Crédito: Valter França/COB

 

A delegação de Judô do Brasil desembarcou nesta quarta-feira (14), no Aeroporto Internacional de Narita, em Tóquio, para a fase final de preparação para o Campeonato Mundial de Judô, que acontecerá na cidade olímpica no período de 25 de agosto a 01 de setembro. Judocas que disputaram os Jogos Pan-Americanos de Lima vieram direto do Peru para o Japão, onde se encontraram com o restante da delegação que veio do Brasil. 

A equipe ficará concentrada na cidade de Hamamatsu, a aproximadamente 250 km de Tóquio, para o período de aclimatação ao fuso-horário e últimos treinos antes da estreia na Nippon Budokan. 

Hamamatsu abriga a maior colônia de brasileiros no Japão e a prefeitura local, em parceria com a CBJ e com o COB, preparou tudo para que os judocas brasileiros sintam-se, realmente, em casa. A operação servirá ainda como teste para os Jogos Olímpicos, já que a cidade será a base do Judô também em 2020. 

Na manhã desta quinta-feira (15), noite de quarta no Brasil, a seleção foi ao dojo do Ginásio Yuto para o primeiro treino da semana em solo japonês. A atividade contou com o apoio de judocas locais da Omori Judo Club e também de um time de atletas das categorias de base do Brasil trazidos pela CBJ. A estratégia visa fortalecer o processo de transição e renovação do Judô nacional, além de ser um treinamento de luxo para os judocas da seleção júnior (sub-21) que lutarão o Mundial da classe em outubro, no Marrocos. 

“Nesta semana os treinos de Judô serão priorizados pela manhã e a tarde a gente vai fazer um trabalho técnico ou um trabalho físico. É uma semana mais de lapidação. Fazemos randori, mas com pouca intensidade, buscando corrigir os erros e ajustar os detalhes”, explicou a peso médio da seleção feminina Maria Portela (70 kg). 

No total, a delegação em Hamamtsu conta com 32 atletas, entre convocados para disputar o Mundial Individual, Por Equipes e atletas para apoio nos treinos. Confira a lista completa abaixo:

Convocados para o Mundial Individual e Equipes 

Eric Takabatake (60 kg)
Felipe Kitadai (60 kg)
Daniel Cargnin (66 kg)
Eduardo Yudy Santos (81kg)
Rafael Macedo (90 kg)
Leonardo Gonçalves (100 kg)
Rafael Buzacarini (100 kg)
Rafael Silva (+100 kg)
David Moura (+100 kg)

Larissa Pimenta (52 kg)
Eleudis Valentim (52 kg)
Rafaela Silva (57 kg)
Ketleyn Quadros (63 kg)
Alexia Castilhos (63 kg)
Maria Portela (70 kg)
Mayra Aguiar (78 kg) 
Maria Suelen Altheman (+78 kg)
Beatriz Souza (+78 kg)

Convocados apenas para o Mundial Por Equipes

Eduardo Katsuhiro Barbosa (73 kg)
Jeferson Santos Junior (73 kg)
Tamires Crude (57 kg)
Ellen Santana (70 kg)

Apoio 

Tiago Palmini 
Arthur Stein
Samanta Soares
Amanda Arraes
Caio Kiwada
Jonathan Freitas
Gustavo Gomes
Matheus Pereira
Kayo Santos
Edu Lowgan Ramos