Seleção brasileira de Judô disputa Campeonato Pan-Americano, no México, nesse final de semana

Por Confederação Brasileira de Judô | Crédito: Rafal Burza – CBJ

A delegação brasileira de Judô embarcou na manhã de quarta-feira, 20, para Guadalajara, no México, onde acontecerá o Campeonato Pan-Americano Sênior de Judô. As primeiras categorias lutarão na sexta-feira, 20, e a competição acabará no domingo, 22, com a disputa por equipes mistas.

O Pan de Judô é uma das competições que distribuem pontos (700 para os campeões) no ranking mundial classificatório para os Jogos Olímpicos de Tóquio, adiados para 2021.  

Eduardo Yudy (81 kg), bronze no Pan de Lima, em 2019.

O evento encerrará o calendário de competições internacionais do Judô em 2020. Após a paralisação dos eventos pela pandemia do novo coronavírus, a seleção disputou dois torneios: em setembro, teve a Taça Kobayashi, em Coimbra, e, em outubro, o Grand Slam da Hungria, que valeu pontos no ranking.  

A equipe participou também de treinamento de campo em Coimbra, Portugal, com a Missão Europa, do COB, e de dois treinamentos de campo nacionais promovidos pela CBJ, em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo.  

“A preparação foi muito boa, estudei bastante as minhas adversárias e me sinto pronta para esse Pan-Americano, que é uma competição que soma muitos pontos no ranking”, avaliou a peso leve Jéssica Pereira, que é bicampeã pan-americana (2017 e 2018), mas em outra categoria, a meio-leve (52 kg). “Pude competir em Portugal e foi uma experiência incrível, porque não conheço muitas atletas nessa nova categoria. Lá, fiz uma luta com a Telma Monteiro (11ª no ranking mundial) e foi muito importante para mim essa evolução desde Portugal até aqui. Me sinto mais preparada para lutar o Pan”, concluiu.  

Além dela, na equipe feminina, viajaram para Guadalajara Larissa Pimenta (52 kg), Eleudis Valentim (52 kg), Ketleyn Quadros (63 kg), Maria Portela (70 kg), Beatriz Souza (+78 kg) e Maria Suelen Altheman (+78 kg). Apenas Ketelyn Nascimento (57 kg) apresentou resultado positivo para COVID-19 no teste pré-viagem e não disputará esse Pan. A atleta está assintomática, em isolamento, e recebendo os cuidados necessários.  

Entre os homens, o Brasil viajou com força máxima. O time conta com Eric Takabatake (60 kg), Daniel Cargnin (66 kg), Eduardo Katsuhiro (73 kg), Eduardo Yudy Santos (81 kg), Rafael Macedo (90 kg), Rafael Buzacarini (100 kg), Leonardo Gonçalves (100 kg), Rafael Silva Baby (+100 kg) e David Moura (+100 kg).  

As principais potências continentais, como Cuba e Canadá, estão levando atletas para a disputa no México, que promete ser bastante equilibrada em algumas categorias. Entre os destaques aparecem as campeãs olímpicas Paula Pareto (48 kg/ARG) e Idalys Ortiz (+78 kg/CUB), no feminino, e Ivan Felipe Silva Morales, de Cuba, vice-campeão mundial dos médios (90 kg). 


Programação*  

Quinta-feira, 19

17h00 – Sorteio das Chaves 

Sexta-feira, 20

13h00 – Preliminares
18h30 – Medalhas 

Eric Takabatake (60 kg/EC Pinheiros/FPJudô)
Daniel Cargnin (66 kg/Sogipa/FGJ)
Eduardo Katsuhiro (73 kg/Clube Paineiras do Morumby/FPJudô) 
Larissa Pimenta (52 kg/EC Pinheiros/FPJudô)
Eleudis Valentim (52 kg/Instituto Reação/FJERJ)
Jéssica Pereira (57 kg/Instituto Reação/FJERJ)
Ketleyn Quadros (63 kg/Sogipa/FGJ)

Sábado, 21

13h00 – Preliminares
18h00 – Medalhas 

Eduardo Yudy Santos (81 kg/EC Pinheiros/FPJudô)
Rafael Macedo (90 kg/Sogipa/FGJ)
Rafael Buzacarini (100 kg/Clube Paineiras do Morumby/FPJudô)
Leonardo Gonçalves (100 kg/Sogipa/FGJ)
Rafael Silva Baby (+100 kg/EC Pinheiros/FPJudô)
David Moura (+100 kg/Instituo Reação/FJERJ) 
Maria Portela (70 kg/Sogipa/FGJ)
Beatriz Souza (+78 kg/EC Pinheiros/FPJudô)
Maria Suelen Altheman (+78 kg/EC Pinheiros/FPJudô)

Domingo, 22

12h00 – Preliminares
15h00 – Medalhas 

Competição por Equipes Mistas

*Horários de Brasília. Horários das preliminares e disputas por medalhas serão confirmados na cerimônia de sorteio das chaves.  

CLIQUE PARA ACESSAR OUTLINE E PROGRAMAÇÃO COMPLETA