Nova sede da WABJJ é inaugurada em Caraguatatuba, com a presença de participantes de vários estados

A programação ganhou destaque pelas apresentações, palestras, curso e muito mais.

Anderson Fogassa presidente da WABJJ

A WABJJ está de “casa nova”. A inauguração da nova sede contou com a presença de professores experientes, como os shihans Josino Souza (Judô), Mauro Pellegrini, Jóji Enómoto (Taijutsu) e Marcelo Gomes (Bushidoryu), mestre Aroldo Gallo (Contato Total Mundial), professora Carlan Gracie (Gracie Jiu Jitsu), Walmir Alcântara e Paulo Rio Branco (ambos do Krav Maga), dos professores José Carlos Mendes e Ayles Nóbrega (Judô), entre muitos outros.


A abertura ficou sob a responsabilidade do presidente da Associação Mundial de Brazilian Ju Jitsu (WABJJ em inglês), Anderson Fogassa, que agradeceu a presença de todos e considerou a fundação da entidade um grande marco para o desenvolvimento da entidade.

Em seguida, para abençoar o evento e a amizade entre os participantes, um padre compareceu para um sermão e mencionou passagens de Salomão, explicando que a eternidade não é preenchida por bens materiais, mas sim com Deus.


O presidente da entidade abordou detalhes sobre a sua trajetória nas artes marciais e o desenvolvimento da organização. O shihan Josino Souza discursou aos presentes e ressaltou a importância da preservação dos princípios das artes marciais e da constância nos treinamentos.

Em seguida, foi a vez do professor Carlan Gracie fazer comentários sobre o Jiu Jitsu Gracie e a emoção de participar do evento.


O editor da Revista Master, Fábio Amador Bueno, também compareceu e promoveu um bate-papo. Ele falou sobre a importância do marketing no desenvolvimento dos profissionais de artes marciais e apresentou suas publicações, como a Revista Master e o livro Grandes Mestres. Houve distribuição gratuita de exemplares e de certificados de participação.


O vice-presidente da W.A.B.J.J, o sensei Marcos Lourenço dos Santos, ressaltou a importância da prática do Mokusso, meditação recomendada para a evolução do Budô.

Na ocasião, todos se emocionaram com a apresentação de técnicas com boken feita com seu aluno.


O shihan Jóji Enómoto fez questão de fazer aplicações de Acupuntura, Radiestesia Hebraica e outras disciplinas que domina, obtendo ótimos resultados no alívio de dores e lesões antigas de alguns professores.


Para conhecer mais detalhes sobre a entidade e o Ju Jitsu, acompanhe a próxima edição da Master (volume 18), com lançamento previsto para dezembro.

Veja o álbum completo de fotos no Facebook da Revista Master: (clique aqui)