Nacional de Judô Funcional abre o primeiro dia de disputas com os confrontos das classes sub-13 e sub-18

Por Confederação Brasileira de Judô | Crédito: CBJ

O Dia Mundial do Judô, celebrado na última quarta-feira, 28, marcou o primeiro dia de disputas do Nacional de Judô Funcional. Os primeiros confrontos, em busca do título inédito, foram protagonizados pelos judocas das classes sub-13 e sub-18. Os duelos foram transmitidos ao vivo no Canal Brasil Judô, a partir das 18h30 (horário de Brasília).

Antes de dar o hajimê na disputa, às 18h (Brasília), diversas autoridades do Judô nacional prestigiaram a cerimônia de abertura da competição, entre eles o presidente da CBJ, Silvio Acácio Borges, e os vice-presidentes da entidade, José Nilson Gama; Danys Queiroz; e Seloí Totti.

Organizado pela Confederação Brasileira de Judô, o Nacional de Judô Funcional conta com o apoio das federações estaduais, que realizaram etapas seletivas para escalar suas seleções.

“Foi um grande desafio organizar este evento. É algo muito novo, nós trabalhamos com várias questões diferentes e adversas, mas nos adaptamos e não medimos esforços para que tudo saísse da melhor forma possível. E se o objetivo dessa competição é mobilizar a comunidade do Judô como um todo, acho que esse objetivo foi atingido”, evidenciou a gestora de eventos da CBJ, Thiara Bertoli, durante a cerimônia de abertura.

 “Hoje temos uma realidade de quase 380, praticamente 400 participantes diretos, atletas, com mais 200 técnicos. Ou seja, entre atletas, técnicos, árbitros e comissão, temos quase mil pessoas envolvidas. Em um momento em que estávamos, muitas vezes, com dificuldades para ir até o portão de nossas casas, nós conseguimos, em um momento de pandemia, em um momento muito crítico, fazer esse evento”, destacou Silvio Acácio.

Assim como a cerimônia de abertura e o 1º dia de disputas, todos os confrontos do Nacional de Judô Funcional serão transmitidos pelo Canal Brasil Judô, no Youtube. A disputa do torneio será realizada sempre às terças, quartas e quintas-feiras, a partir das 18h30 (horário de Brasília).

Confira abaixo as súmulas dos 1º dia de combates e as chaves de competição das classes sub-13 e sub-18.