Por Confederação Brasileira de Judô | Crédito: CBJ

 

Concentrados em Pindamonhangaba, São Paulo, desde a última segunda-feira, 25, os 64 judocas selecionados nos Jogos Escolares da Juventude – Etapa de 12 a 14 anos, receberam a visita especial do campeão mundial e medalhista olímpico (prata Sydney 2000 e bronze em Pequim 2008), Tiago Camilo. 

O peso médio da seleção brasileira, que se prepara para os Jogos do Rio 2016, ministrou o treinamento na noite dessa quinta-feira, 28, focando sempre no aprimoramento técnico. Ao final da atividade, Camilo conversou com os judocas, falou sobre sua própria história e deu uma verdadeira aula sobre os valores olímpicos aos jovens atletas. 

"Daqui a alguns meses teremos os Jogos Olímpicos do Rio. Eu estou treinando todo dia por uma coisa que eu não sei se vai acontecer. Não sei se vou ser campeão olímpico. Mas, se só a vitória for o meu objeto e se eu chegar lá e perder, nada terá valido a pena. Mas, se meu objetivo maior for sempre melhorar e, se eu sentir que melhorei, todo o dia terá valido a pena. Vocês têm sempre que tirar algo da derrota, senão elas não terão servido de nada. Uns vão ser campeões, outros não. Mas, todos temos os mesmos valores. Aqui no tatame somos todos iguais", disse. 

No mesmo caminho, o sensei Mishiharu Sogabe, que também acompanhou o treino de quinta, deixou uma mensagem para as crianças que iniciam suas carreiras nos tatames. 

"Agora, vocês não precisam ter pressa para querer ganhar. Aprendendo o fundamento, a vitória será consequência. E, para chegar no nível do Tiago, só depende de vocês. Quando ele era mais novo não teve essa oportunidade que a Confederação está dando a vocês hoje, então, aproveitem ao máximo", aconselhou o mestre faixa vermelha 9º dan, a mais alta graduação nacional.

Realizado pelo Comitê Olímpico do Brasil e Confederação Brasileira de Judô, o treinamento de campo dos Jogos Escolares da Juventude chegou ao fim nesta sexta-feira, 29. Além dos atletas de todas as cinco regiões do Brasil, 16 técnicos de 16 estados brasileiros participaram da atividade, com o apoio de parte da comissão técnica das categorias de base da CBJ e do departamento de Infraestrutura e Juventude do COB.