Chico do Judô: 66 anos de muita dedicação e amor pela arte marcial

Por Girliani Martins | Crédito: Alan Emerson/Revista Master

Não importa o dia ou a ocasião, ele sempre está disposto a ajudar e acolher com um sorriso aberto e uma palavra de incentivo. A busca incessante pela melhoria contínua e a superação, diretrizes da arte marcial, são suas marcas registradas. Sim, estamos falando do sensei Francisco de Carvalho Filho, conhecido carinhosamente como Chico do Judô, que nesta sexta-feira, 13 de dezembro, celebra 66 anos.

Sua trajetória de luta e abdicação demonstra a garra de muitos brasileiros que não medem esforços para fazer sempre o melhor. Natural de Guarulhos, cresceu em Mauá, cidade da Região Metropolitana de São Paulo, que a partir da década de 30, começou a receber os primeiros imigrantes japoneses. A influência nipônica fez toda a diferença na vida de Chico.

Quando criança, começou a disputar campeonatos, mas depois se viu obrigado a praticar fora do eixo de Mauá, já que a academia em que treinava fechou. Recorda-se de muitas competições estaduais e nacionais, e é claro, do título de campeão brasileiro, conquistado em 1967.

Com o tempo, passou a ministrar aulas, cursar Educação Física e assumir cargos importantes. Dirigiu a 9ª Delegacia Regional do ABC e presidiu por 20 anos a Federação Paulista de Judô (F.P.Judô), além de ter sido vice-presidente da Confederação Brasileira (CBJ).

Mesmo sendo apaixonado pelo Judô, sempre teve como atividade profissional a construção civil, profissão herdada do pai. Quando iniciou a trajetória política, aos 30 anos, sua luta pelo esporte ganhou reconhecimento e admiradores. Nesta área, presidiu a Comissão Municipal de Esportes, foi secretário de esportes, orientador pedagógico, ouvidor, entre outras funções.

Altruísta, está sempre preocupado em ajudar ao próximo, e não à toa, é um dos dirigentes mais queridos do Judô. Atualmente, está no quarto mandato como vereador de Mauá e é vice-presidente de honra da F.P.Judô.

Parabéns , sensei, e muitas felicidades!