CBJ promove webinar sobre Integridade e Educação Antidoping nesta terça-feira, 24

Por Confederação Brasileira de Judô | Crédito: CBJ

Atuando no seu compromisso de promover o Jogo Limpo e conscientizar a comunidade do judô, a Confederação Brasileira de Judô promoverá, nesta terça-feria, 24, webinar sobre Integridade e Educação Antidoping com os especialistas, Dr. Paulo Schmidt, consultor de Integridade da CBJ, e Dr. Fernando Soléra, médico especializado no controle antidopagem. No evento, serão apresentados o Guia Antidoping para Atletas e o Programa de Integridade da CBJ. 

A palestra será transmitida ao vivo, no Canal Brasil Judô, no Youtube, a partir das 19h (horário de Brasília). A participação dos atletas e membros da comissão técnica das seleções brasileiras de judô no webinar é obrigatória. Haverá certificado de participação aos filiados que se inscreverem por meio do Zempo.com.br  

“São temas que devem ser tratados por todas as Confederações e direcionados a todas as pessoas, sejam elas atletas, treinadores e até familiares. Nosso papel, enquanto Confederação, é informar, educar, trabalhar muito mais na prevenção e educação do que só na verificação e punição. Quanto mais o atleta souber, quanto melhor ele entender os riscos e prejuízos do doping, mais limpo será o esporte”, avalia o gestor executivo da CBJ, Robnelson Ferreira.  

O lançamento do Guia Antidopagem para Atletas da CBJ e a palestra sobre Integridade e Educação Antidoping são as primeiras ações conduzidas pela recém-criada Organização Antidoping da CBJ. Criada em julho, a Organização é presidida pelo Dr. Fernando Soléra e tem como membros os médicos Bruno Borges da Fonseca e Octavio da Silveira Neto.  

O órgão será responsável pelo desenvolvimento de atividades educacionais e preventivas relacionadas ao doping na esfera de atuação da CBJ em colaboração com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), Justiça Desportiva Antidopagem, Wada e demais organizações esportivas nacionais, internacionais e de interesse público.