1º Camping Musa Taekwondo Brasil: atrai cerca de 100 professores em Jacareí, estado de São Paulo e traz muitas novidades

Você já ouviu falar o termo Musa? Se não, a partir de agora vai conhecer melhor.

O grupo presidido no Brasil pelo grão-mestre Betho Santos e o vice, o Nilton Nascimento, praticantes há mais de 45 anos apresentaram muitas novidades com o objetivo de resgatar o significado de Musa, que significa Guerreiro, no Taekwondo nacional.

O primeiro evento foi realizado no último dia 19 de setembro, no Espaço Boulevard, na cidade de Jacareí.

Com cerca de 100 pessoas entre professores e mestres que foram ouvir as inovações trazidas pelo presidente mundial da World Musa Taekwondo – HQ , o coreano GM Yi Tong Ho que farão grande diferença na prática do Taekwondo.

A grande novidade é um sistema de contagem de pontos com o uso de uma nova tecnologia (estilo Mortal Kombat) onde um painel realiza a contagem de pontos levando em consideração a quantidade de golpes, a variedade e especialmente a potência.

Além do acréscimo do número de técnicas e a agilidade do combate, o sistema reduz o uso de equipamentos como bota e luva. Para a luta será necessário apenas o colete e o capacete desenvolvidos com um sistema que infla com o contato e apura o nível de força empregada no golpe. 

Todos os presentes ficaram impressionados com o resultado do equipamento e a grande novidade é que ele mede também a aplicação de golpes com as mãos, obrigando o competidor a fazer uso de socos e de defesas.

A partir de agora, a força será o diferencial para a vitória em combate, sendo que não há limitação nos pontos, ou seja, um soco bem aplicado pode atingir 500 pontos. 

Além das novidades tecnológicas, a representação do equipamento no Brasil será exclusiva da World Musa Taekwondo Brasil e da GTA.

O primeiro evento mundial com o uso da tecnologia já está programado para julho de 2022, em São Bernardo, São Paulo.

A expectativa é muito grande e existem tratativas para que os eventos mundiais aconteçam na América Latina.

O presidente da entidade mundial GM Yi Tong Ho responsável também pela Federação Mundial Gyeong Gi-Do Taekwondo Association (GTA) informou que  todos os filiados interessados em treinar na Coreia terão alimentação e hospedagem gratuitos. Maiores informações consulte a diretoria da entidade. https://www.facebook.com/wmtbrasil

Além disso, o sistema precisa apenas de um aparelho de TV para ser ligado e elimina a necessidade de três árbitros.

O presidente GM Yi Tong Ho foi homenageado por Fabio Bueno, editor da Revista Master, com um diploma de Doutor Honoris Causa, da Erich Fromm University, devido ao trabalho desenvolvido em prol do Taekwondo mundial e das artes marciais coreanas.

Além dele, o presidente da entidade no Brasil, Betho Santos, recebeu um diploma de Honra ao Mérito da Bueno Editora.

O vice-presidente Nilton Nascimento, foi homenageado com a medalha da Revista Master e a Placa de Homenagem Especial pelos seus mais de 50 anos de prática.

Os diretores da Revista Master, Fabio Bueno e Elaine Ferreira também foram lembrados e receberam homenagens pelos serviços prestados na divulgação do Taekwondo.

Houve também diversas palestras, workshops, treinamentos ao ar livre e caminhadas.

O encontro rendeu muitas lembranças e reencontros entre professores e mestres que não se viam há mais de 30 anos. 

O mestre José Roberto de Lira e sua esposa, Maria do Socorro, de Diadema, São Paulo, responsáveis por projetos sociais que são referência na inclusão de jovens e crianças em sua cidade coordenarão algumas ações importantes.

A intenção é intensificar o trabalho com o público PCD.

O casal se propôs a visitar e orientar os professores interessados em atender esse público em suas regiões. 

“O taekwondo é a nossa paixão e a ferramenta que temos para ajudar a sociedade, promover a disciplina e a inclusão social”, comentou Lira com grande propriedade e conhecimento no tema.

O encontro foi uma excelente forma de aprender Taekwondo e reviver seus princípios.

O 1º Camping Musa Taekwondo Brasil foi um sucesso. Entre os presentes estavam grandes mestres de diversas localidades entre eles: Juarez Cardoso, Mestre Maninho, Marcelo Monteiro, Manoel Almeida, Claudio Ribeiro, Edinaldo Cosme do Nascimento e muitos outros.

Curta e compartilhe nosso álbum de fotos no facebook:

https://www.facebook.com/media/set/?vanity=buenoeditora&set=a.3848454755253969

A entrevista com os organizadores vai ao ar em breve no canal do Youtube da Revista Master Oficial.

https://youtu.be/wcQHdHfuNw0

Aproveite se inscrever e ativar o sininho https://www.youtube.com/channel/UCJjh1MuaPMzAKyNMT-vGMnw