Por Confederação Brasileira de Taekwondo | Crédito: CBTKD

 

O Campeonato Mundial de Taekwondo teve início na madrugada de quarta-feira (15), na Arena Manchester, Inglaterra, e o Brasil contou com vitórias de estreantes e boas atuações. 

Valeria Rodrigues, Eduardo Barreta e Paloma de Lima não alcançaram as fases decisivas de suas chaves e encerraram suas participações. Valéria Rodrigues (- 46kg) foi a primeira brasileira a entrar em ação.

Em seu primeiro combate, derrotou a grega Ioanna Koutsou, por 14 a 8. Na segunda fase, a brasileira, 14ª colocada no ranking mundial, enfrentou a coreana Jae Young Sim, atual campeã mundial, que levou a melhor, por 8 a 2. 

Na sequência, foi a vez de Eduardo Baretta (- 58kg) levar a melhor contra Antonio Flecca, da Italia, por 11 a 4. No segundo combate, marcado por alternâncias no placar, Eduardo entrou no último “round” vencendo por 10 a 5, mas Stephan Dimitrov, da Moldávia, fechou o combate com um placar de 18 a 17. “Foi uma experiência incrível – meu primeiro Mundial Sênior – e estou muito feliz com a minha atitude e performance em quadra. Saio daqui de cabeça erguida e com uma sede de quero mais, analisa. 

Com apenas 22 anos e em seu segundo Mundial, Paloma de Lima enfrentou a russa Karina Zhdanova, e após o combate terminar empatado no tempo regulamentar, a brasileira não conseguiu defender um chute da adversária, que chegou à vitória no Golden Point Round. Não consegui alcançar objetivo que vim buscar, mas fico feliz pelo que aprendi. Tenho que corrigir os erros, detalhes fazem a diferença e isso aconteceu no Golden”, comenta.

O treinador da seleção brasileira, Reginaldo Santos comentou sobre o combate. “Fui técnico da Paloma contra a atleta da Rússia, 6ª colocada no ranking mundial. A brasileira teve bom controle nos dois primeiros rounds, se mantendo na frente, chegando ao placar de 3×0, porém, na tentativa de uma técnica com giro, acabou recebendo um chute no rosto, que empatou e a luta e foi para o Golden Point. Paloma começou ganhando e marcando calibragens dois, mas no minuto final recebeu o chute no rosto e não avançou para a próxima fase”, conta.

Mais duelos

Nesta quinta-feira (16), será a vez de Edival Pontes “Netinho” (até 68 kg), Gabriele Siqueira (acima de 73 kg) e Paulo Ricardo Melo (até 54 kg) representarem o país. Com a 8ª colocação no ranking mundial, Pontes chega ao seu segundo Mundial com destaque. Ele enfrentará Brandon Sealy, da Jamaica, na categoria até 68 kg. Em 2014, conquistou o título mundial da categoria juvenil.

Na categoria pesada feminina, acima de 73 kg, Gabriele Siqueira fará sua estreia contra Mereke Zhunussova, do Cazaquistão. As taekwondistas já se encontraram em torneios internacionais, em temporadas anteriores, e a brasileira venceu em duas oportunidades.

Na categoria leve, entre homens com até 54 kg, o potiguar Paulo Ricardo terá seu primeiro combate contra Cole Krech Watene, da Nova Zelândia. Paulinho é o atual 10º colocado no ranking mundial e chega confiante e em seu primeiro campeonato mundial.

Fechar Menu