Boletim de Taekwondo: Saiba tudo sobre o dobok

Por grão-mestre Woo-Jae Lee | Crédito: Acervo – Woo Jae Lee

A partir de hoje, 25 de setembro de 2020, publicaremos uma série de boletins, escritos pelo introdutor do Taekwondo no Estado do Rio de Janeiro e autor de cinco livros de sucesso sobre a modalidade, o grão-mestre Woo Jae Lee.

O assunto de hoje é dobok, o uniforme do Taekwondo.
DO significa Taekwondo.
BOK significa roupa.

O dobok é formado por três peças: Jeogori (paletó), Vazi (calça) e Heori-Tui (faixa). Foi utilizado para os treinamentos do Tekkyon até 1950.

Na verdade, as peças Jeogori, Vazi e Tui (Heori-Tui) eram as roupas típicas
coreanas para os homens, no caso das mulheres, os trajes eram Jeogori, Tchima e HeoriTui.

É importante mantê-lo sempre apresentável. A cor branca é usada até o 3º dan. Já o preto trançado com linha branca é exclusivo para que tem acima do 4º dan. Não é indicado usar as cores amarelo, vermelho, verde ou outras. Isso foi inventado por pessoas que não respeitam as origens. No Taekwondo Marcial isso é proibido.

No Jeogori são permitidos somente o nome Taekwondo, o emblema, as bandeiras brasileira e coreana, sua academia, federação ou confederação. Não é permitido desenhar, nem bordar outros nomes ou desenhos.

Diferença do Dobok acima de 4º dan entre homens e mulheres:

Para homens, o paletó é preto costurado com linhas brancas, enquanto para as mulheres, o fundo do paletó é branco costurado com linhas pretas.

Os praticantes quando estão trajando o dobok não podem fumar, consumir
bebida alcóolica, namorar, dormir, passear, usar a camisa ou qualquer roupa por dentro, levantar ou dobrar as mangas.

Conclusão
O dobok é seu parceiro de treinamento, sendo assim, tem que ser respeitado com muito carinho. Você não pode jogá-lo no chão, não pode sentar em cima ou pisá-lo. Precisa mantê-lo sempre limpo.

Após cada treino é importante lavá-lo e secá-lo, deixando pronto para o próximo treinamento.

O espírito de Taekwondo começa ao vestir o dobok. Não é uma roupa de passeio. Nesse sentido, nunca deve ser usado para andar na rua. Se vestiu o Jeogori (paletó), tem que amarrar seu Tui (Heori-Tui), se amarrou seu Tui (faixa), tem que estar vestindo também o Jeogori. Nunca podem estar separados! Essa é uma regra de etiqueta para lutadores.

Alguns praticantes usam camisetas por dentro do dobok quando sentem frio, mas isso não é correto. É contra as regras do Taekwondo. Se estiver frio, faça seu treinamento que isso irá aquecê-lo.

O inverno na Coreia sempre dá temperaturas abaixo de 0 grau, podendo chegar a 30 graus negativo, mas nunca ninguém usa camisa por dentro do uniforme. Ninguém reclama de frio! O dobok é feito para treinar, não para ser usado para ficar em casa descansando ou para passeios. Por isso, siga as regras do Taekwondo Original!

Essa regra é diferente para as mulheres, pois elas devem usar uma camiseta por baixo.

Obs.: as informações sobre o assunto podem ser conferidas nas páginas 36 e 37 do livro Pratique Taekwondo – Volume 1, escrito por mim, e na página 185, “Como dobrar seu dobok”.

Quando vejo faixas pretas usando alguma roupa ou camisa por dentro do dobok, eu fico triste e desanimado. Infelizmente, é esse estilo que eles estão ensinando, e não é o Original