Boletim de Taekwondo: Hoje é dia de saber tudo sobre o Junbi

Por grão-mestre Woo-Jae Lee | Crédito: Acervo – Woo Jae Lee

O Junbi é a primeira técnica de Taekwondo e uma posição inicial para todos os ataques e defesas. É importante ensiná-la e prepará-la de maneira correta para a sua concentração, ainda mais porque é a partir dela que começa a sua força e velocidade. Assim, é importante destacar que a posição começa e termina da mesma maneira.

Muitos começam a aprender a técnica de forma equivocada e acabam errando muito. Já me peguei várias vezes com raiva ao ver faixas pretas realizando uma posição tão fundamental de forma errada. Como podem ter aprendido desse jeito? Além de ser feito de forma errada, já vi um simples Junbi ser feito de mil maneiras diferentes. Não pode! Isso não pode acontecer!

Quando o comando é Junbi, os três elementos (mãos, pé esquerdo e concentração) devem começar juntos e terminar ao mesmo tempo. Na verdade, os 4: concentração, mãos, pé esquerdo e a respiração. Não deixe um terminar antes do outro.

Repito: os quatro começam e terminam ao mesmo tempo, primeiro, inspirando com as duas palmas das mãos em frente ao peito. Deixe o pé esquerdo levemente levantado, rastreando o seu lado esquerdo. Quando terminar o movimento, não expire todo o ar, deixe um terço dele em seu corpo. Mantenha as mãos bem fechadas em frente ao seu ventre (cerca de 5 cm abaixo da sua faixa, entre seu umbigo e seu órgão) afastadas no máximo 10 cm do seu corpo e com 4 cm de distância entre as mãos fechadas. Nesse momento, você tem que estar com a respiração presa, pois isso faz com que a concentração seja o máximo possível.

Inicie o Junbi sempre a partir de uma das 04 posições acima.

Como fazer o Junbi corretamente

Quando você levantar o pé esquerdo para fazer a rasteira, as duas palmas têm que ficar à frente de seu peito. Inspire e comece a concentrar. Quando terminar o Junbi Seogi, tem que terminar todos os 4 ao mesmo tempo: pise no pé, as mãos precisam ficar em frente ao ventre. Já a respiração precisa  estar somente 1/3 no corpo, enquanto a concentração tem que estar completa no ventre. Deixe o equivalente ao tamanho de uma mão entre seu corpo e suas mãos, com o tamanho de dois dedos entre elas. Olhe bem na frente, parado e pronto para o ataque e defesa.

Explicações mais detalhadas

Quando você estiver na posição Junbi, olhe para baixo, a fim de analisar a posição de suas mãos. A posição das mãos tem que ser exatamente como na foto: não pode conseguir ver completamente as costas das mãos, mas também não pode escondê-las completamente.

1 – Os braços estão muito esticados e a distância das mãos está errada. Parece que está querendo desferir socos para baixo.

2 – A altura das mãos está incorreta: em cima da barriga; e a distância entre as mãos está muito grande.

3 – As mãos estão mais altas que o necessário, e entre as mãos, o espaço está muito pequeno.

4 – Axilas levantadas exageradamente. A posição das mãos está incorreta. Nunca se levanta as axilas, pois a força deve estar concentrada nas mãos e no ventre.

5 – Não pode terminar a posição com as mãos paradas em frente à faixa. Ali não é o local adequado para concentrar.

6 – As mãos estão muito afastadas do Tan-Jeon, mais de 20 cm. Nessa distância não é possível concentrar as forças.

7 – Iniciar com as mãos fechadas é errado, pois não ajuda na concentração.

8 – As costas das mãos viradas para cima não são a posição correta. O certo é meio a meio (um pouco inclinada para baixo, de forma que consiga ver os dois lados das mãos).

Há pouco tempo um faixa preta começou a ministrar aulas pelo Facebook durante a quarentena. Antes de iniciar, enviou um vídeo para que eu conferisse. Além dele, uma federação encaminhou vídeos com as técnicas de Kibon-Dong-Jak’s para que eu avaliasse.

Em ambos os casos, fiquei muito assustado! Infelizmente, o que vi não era o Taekwondo que eu conheço, eram posições diferentes e totalmente erradas. Não dava para corrigir ou ensinar a forma correta, pois havia muitos erros.

Diante disso, pedi que não ensinassem aquilo e nem divulgassem os vídeos nas redes sociais. Fiquei tão assustado com o que vi. Como podiam ter aprendido daquela forma?

Fiquei bastante triste ao saber o modo que o Taekwondo está sendo divulgado pelo Brasil. Isso significa que precisamos urgentemente ministrar seminários e cursos.

Exercitando: Agora você sabe como fazer o Junbi certo?

Vamos testar: esta sequência está correta?

Certo ou errado?

Resposta: A sequência está errada!

Porque a praticante já deixou o pé esquerdo no lugar, um tipo de Narani-Seogi. Para completar, não terminou os movimentos ao mesmo tempo: concentração, respiração, mãos e pés.