Aroldo Martins, novo presidente da CBTMarcial, promete resgatar as raízes do Taekwondo

Da Redação | Crédito da foto: Feernando Bruno   

A Confederação Brasileira de Taekwondo Marcial (CBTMarcial) está de cara nova, ou melhor, com um novo dirigente: Aroldo Martins.

O grão-mestre, 7º dan pela entidade, tem muitos anos de dojang e iniciou nas artes marciais em 1972, com apenas 12 anos. A primeira modalidade praticada foi o Judô, e depois, o Karate.

No primeiro momento, imaginava ser Karate, mas depois seu professor, Baiano, ao ser questionado sobre os estilos, explicou que se tratava do “Karate Coreano”. Como era muito jovem, não compreendia muito as diferenças, então, começou a treiná-lo.

Grão-mestre Aroldo Martins.

Depois, o professor passou a falar sobre o Tang Soo Do e a citar o Me. Hwang Kee, considerado o criador do estilo. Poucos meses depois, começou a citar o nome Taekwondo e a comentar sobre o General Choi Hong Hi, o fundador da modalidade. Isso ocorreu na época em que Aroldo residia em Fortaleza, no Ceará, e simboliza o primeiro contato que teve com o TKD.

Ao migrar para o Rio de Janeiro, passou a treinar na Academia do Mestre Kim, no bairro Botafogo. Permaneceu por lá até sua mudança para Nova Iorque, nos EUA. Na América, treinou com um grão-mestre em State Island e muitos outros educadores.

Devido ao seu trabalho, residiu e treinou em Honduras, onde conheceu o GM Yong Ling Son, entre outros países. No decorrer desse tempo, foi supervisionado pelos GM’s Park Chung Yong, Kim Jay, etc.

No retorno definitivo à sua terra natal, seu atual GM é Woo Jae Lee, um dos pioneiros da prática no Brasil.

Segundo o grão-mestre Aroldo Martins, ter treinado em todas essas nações lhe deu a oportunidade de conhecer estilos e escolas diferentes, além de Tang Soo Do e Hapkido.

No segundo semestre deste ano, foi escolhido o novo presidente da CBTMarcial, substituindo o experiente Woo Jae Lee.

Leia a matéria na íntegra na nova edição da Revista Master – Caderno Especial Blackbelt

Amazon:

Capa 1 – Faixas pretas contra o coronavírus

Capa 2 – Blackbelt

Google Play

Capa Blackbelt

Kobo

Capa 1 – Faixas Pretas contra o coronavírus

Capa 2 – Blackbelt

Quer a versão impressa da revista? Clique aqui

Saiba tudo sobre a nova edição (clique aqui)