Da Redação | Crédito: Alan Emerson – Revista Master | Última foto: Professora Simaira

 

Com a presença de diversas autoridades, empresários, mestres e professores de artes marciais, os Mundiais de Hapkido e Taekwondo, realizados no Ginásio Oswaldo Cruz, em Curitiba, no Paraná, registraram um grande envolvimento com o público.

Além de TKD e Hapkido, aconteceram demonstrações de Hwarang Kumdo, uma delas realizada pelo grão-mestre Kang, líder da escola de armas coreanas. Vários discípulos, como José Luiz Bender, Newton Koike, Uberto Gama, Arilton Fermino, Paulo Toledo, entre muitos outros marcaram presença. O mestre Kang, inclusive, é o responsável pela iniciação marcial de vários deles.

Image

O empresário João Carlos Perussolo foi agraciado com um troféu especial em retribuição a dedicação às artes marciais coreanas. “Gostaria de parabenizar ao mestre Kang pelo trabalho e dedicação em reunir atletas de todo o Brasil. Eu já fui praticante de Karate e sei a importância das artes marciais para a nossa sociedade. A filosofia marcial valoriza a disciplina e os princípios. Por isso, sempre estou incentivando a prática”, disse.

A solenidade de abertura contou com os parlamentares Aroldo Martins (Federal) e o delegado Rubens Recalcatti (Estadual). O representante do governador do Paraná, Ratinho Junior, Alexandre Amaro, praticante de TKD, ressaltou os esforços do Estado em incluir e apoiar a inclusão das artes marciais nas escolas públicas.

Image

Mestre Kang, um dos mestres mais atuantes no Brasil na divulgação das artes marciais coreanas, ressaltou a importância de manter eventos como este para auxiliar na formação cidadã e social. “São 28 campeonatos realizados de Taekwondo e 18 de Hapkido. Assim, só tenho a agradecer a todos. Desejo muita saúde e disciplina para formação de mais faixas pretas e cidadãos de bem. As crianças e jovens são a base para um Brasil melhor. Os eventos reiteram a união entre os praticantes e demais envolvidos”, afirma.

Image

Entre as equipes com maior número de atletas, estavam o Dojo Hamdar (RS) e a Associação Curitiba (PR). Os outros destaques foram a Extreme Sports Team – Fogo Negro, Equipe Tubarão (Caraguatatuba), Academia Linc (Palmas), Academia Dracma, bem como representantes de vários estados do Brasil. Na ocasião, também houve o Seminário de Hwarang Kumdo, que atraiu a participação de vários praticantes.

Resultados

Taekwondo

1º lugar: Associação Curitiba

2º lugar: Dojo Hamdar

3º lugar: Lince TKD

4º lugar: União da Vitória

5º lugar: Pegasus

Hapkido

1º lugar: Ahi (Associação de Hapkido Inter Estilos)

2º lugar: Eagles

3º lugar: Tubarões

4º lugar: Dojo Hamdar

5º lugar: Soledade

Veja mais fotos no Facebook da Revista Master.

Image

Image

Fechar Menu