Da Redação | com informações do jornal El País | Crédito: Divulgação

 

Você sabia que a prática de atividade física/esporte é capaz de criar novos neurônios, inclusive na fase adulta. É uma descoberta recente, pois até então, os cientistas pensavam que nascíamos com um determinado “banco de neurônios”, que diminuía com o passar do tempo e não era possível aumentá-los.

O cérebro, por ser plástico, nos permite criar conexões diferentes. Além disso, em algumas áreas, como o hipocampo, novos neurônios podem nascer. O hipocampo é responsável por nossa memória e capacidade espacial.

De acordo com o jornal El País, as pesquisas sobre o hipocampo começaram com roedores: várias imagens foram mostradas aos ratos, que tinham que diferenciá-las. Quando os roedores aprenderam a distingui-las depois da prática, observou-se que novos neurônios haviam sido gerados em seu hipocampo. Curiosamente, se o animal parasse de fazer esse exercício, os neurônios jovens desapareciam. E se retomasse a atividade, voltavam a aparecer. Assim, já temos uma pista importante: a prática repetida ajuda a gerar novos neurônios em nosso hipocampo.

A prática de esporte possui inúmeros benefícios, entre eles, fortalece o nosso corpo e reduz o estresse, em razão da dopamina, serotonina e noradrenalina. Os especialistas recomendam que é necessário praticar exercícios três vezes por semana, com duração mínima de 30 minutos. 

Leia a notícia completa

Fechar Menu