Da Redação Crédito: Alan Emerson – Revista Master

 

Em um clima de harmonia, união e comprometimento, aconteceu o Encontro de Mestres, Professores e Templários no Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, no último sábado (31). Aproximadamente 100 pessoas compareceram para assistir às palestras. Entre os inscritos, estavam praticantes de vários estados do Brasil, como Roberto Thomaz (MMA/SP), Roberto Nochang Carneiro (ASAMCO/RS) e equipe, Paulo de Tarso (Karate/SP) e muitos outros. 

O evento serviu também para lembrar a importância do Obelisco e reverenciar os heróis da Revolução Constitucionalista de 1932. O Encontro ocorreu em virtude da parceria entre a Associação dos Heróis de 32, Coronel Antonio Carlos Mendes, o líder do Priorado Templário no Brasil, David Caparelli, e o editor de artes marciais, Fábio Bueno.

Na mesa de honra estavam personalidades públicas, militares, civis, artistas marciais e convidados especiais, incluindo o General de Brigada, Hedel Fayad, o Coronel Antonio Carlos Mendes, o líder do priorado, David Caparelli, o editor Fábio Bueno, os professores de Karate, Sergio Valencia (presidente do SEADESP) e Roque Cortes Pereira (secretário de Relações Públicas da Grande Oriente de São Paulo, membro da Sociedade de 32 e diretor da Confederação Brasileira de Karate Tradicional e Esportiva), o vereador Caio Miranda, e o cônsul do Sri Lanka na Bahia, Dr. José Augusto Maciel Torres.

Image

O cônsul, inclusive, falou sobre a importância das artes marciais na sociedade brasileira e ressaltou seus princípios éticos, morais e cívicos. “A prática marcial reflete valores que são essenciais, como disciplina, honra e caráter. Desse modo, temos que incentivá-la”, disse.

No evento, os templários puderem apresentar um breve histórico sobre as suas origens e os propósitos da entidade no Brasil. Na programação aconteceram três palestras, ministradas por Fábio Bueno, Sergio Valencia e Roque Cortes Pereira, respectivamente.

O editor Fábio Bueno fez um resumo das mudanças ocorridas com o advento da internet e os desafios que profissionais de artes marciais enfrentam na divulgação do trabalho. Na sequência, o professor de Karate, Sergio Valencia, apresentou a história dos templários. Em várias partes do mundo, esses guerreiros estarão apoiando as artes marciais como ferramenta de inclusão social. 

Em seguida, o sensei Roque Cortes Pereira abordou um tema extremamente importante: o empreendedorismo nas artes marciais. Este é um dos maiores desafios para as modalidades se desenvolverem com qualidade, eficiência e responsabilidade.

Image

Na lista de homenageados, podemos citar os Coronéis da PM Mario Ventura (presidente da Associação Veteranos de 32 – MMDC), Antonio Carlos Mendes(vice-presidente do MMDC) e Adriana Alves Pazelli, o grão-mestre do Grande Oriente de São Paulo, Dr. Kamel Aref Saad, etc.

O Deputado Estadual, Capitão Castello Branco, por meio de sua representante Karina Oliveira, foi lembrado, e recebeu uma homenagem pelos relevantes serviços prestados às artes marciais do Brasil. O assessor do parlamentar estadual, Campos Machado, e coordenador-geral do PTB na Capital, Mario Graf, também marcou presença.

Os integrantes da Ordem Templária acompanharam o prior David Caparelli e fizeram uma pequena exposição de utensílios medievais. Ao final, todos receberam certificados de participação.

Veja mais fotos no Facebook da Revista MasterImage

Fechar Menu