Artistas marciais se reúnem com parlamentares em Hortolândia para discutir ações voltadas ao aprimoramento do setor de lutas

Da Redação | Crédito das fotos: Revista Master

Para ser bem-sucedido em qualquer área, inclusive nas artes marciais, é necessário ter conhecimento multidisciplinar. Os professores e mestres precisam aprender não somente as melhores técnicas, mas também a ampliar seu trabalho, objetivando sempre o desenvolvimento e o bem-estar da sociedade.

Na última quinta-feira, 15 de outubro, em pleno Dia do Professor, na Sete Opções Festas, em Hortolândia, interior de São Paulo, o vereador de Campinas, Fernando Mendes, com o apoio do educador Robertão Thomaz (Jiu Jitsu), promoveu um encontro para debater o rumo do setor de lutas no Brasil.

Professor Robertão Thomaz fala sobre o setor de lutas no evento.

A reunião contou com a presença de alguns parlamentares, entre eles, o decacampeão e faixa preta de Karate, o Deputado Estadual Altair Moraes, e o Deputado Federal, Roberto Alves, além de representantes de diversas modalidades marciais, incluindo o presidente da CBJJE, Moises Muradi, mestre Macena (Thai Jiu Capo), Luiz Felipe Theodoro “Big” (Jiu Jitsu),  José Negreiros (JIU), Faísca (Esporte Boxe), Shaolin (Jiu Kung Fu), Gilson Gomes (Karate), Marjorie (Karate/MMA), Franja (Capoeira), Erivaldo Gomes (Muay Thai), Christian Cesar Menegon (Para Karate), entre outros.

Logo na abertura, o professor Robertão Thomaz comentou sobre os investimentos nos esportes em geral. Em suma, é imprescindível transmitir conhecimento técnico e jurídico para a elaboração e formatação de projetos dentro das diretrizes aceitas pelo Governo Federal.

O carateca e Deputado Estadual Altair Moraes relembrou as dificuldades que teve durante a carreira como atleta. Naquela época, era impossível conseguir patrocínio, e muitas vezes, a família tinha que ser o patrocinador. “A determinação, dedicação e empenho são característica desses praticantes notáveis. O meu gabinete estará disponível para ajudar a desenvolver este setor, e se necessário, auxiliar na proposição de projetos importantes”, disse.

Sete Opções Festas, em Hortolândia, recebeu vários educadores marciais.

O ex-secretário de esportes de Campinas, Dario Saadi, atualmente candidato a prefeito de Campinas, ressaltou que é fundamental conhecer todos os requisitos da Lei 13019 para criar um projeto esportivo e capacitar as entidades para receber recursos.

O Deputado Federal Roberto Alves, por sua vez, manifestou a importância do setor para o Brasil. Segundo ele, por meio da união e de um trabalho sincronizado com a Secretaria de Esportes, não é impossível levar projetos para a apreciação do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro.

Sobre o incentivo aos profissionais da área, o representante do Legislativo de Campinas, Fernando Mendes, mencionou algumas importantes conquistas, como o projeto Dezembro Faixa Preta, que levará as artes marciais para a rede de ensino público em uma ação em conjunto, a criação da Calçada da Fama, que fará um registro dos principais atletas da região, entre outras iniciativas.

Educadores ouvem atentos as instruções.

As medidas foram amplamente aprovadas pelos educadores. Para encerrar, o sensei Oscar Garcia, do Para Karate, falou sobre as dificuldades das pessoas com deficiência, e destacou que os professores precisam se adaptar para ensinar a este público.

MAIS

Acompanhe os melhores momentos deste evento no Youtube. Aproveite para se inscrever em nosso canal (CLIQUE AQUI).