Da Redação | Crédito: Divulgação

imagem da noticia

Nélio Naja, introdutor do Muay Thai no Brasil, morre aos 65 anos, no Paraná

Quem luta ou simplesmente pratica Muay Thai, certamente já ouviu falar em Nélio Naja, o introdutor da modalidade no Brasil, que faleceu na última quinta-feira (12), aos 65 anos.

Mestre Nélio Naja estudou a arte marcial durante muito tempo, e ao longo de dois anos aprimorou-se na Tailândia. Ao chegar ao Brasil, adaptou o sistema, levando-o a ser um sucesso nos anos 70 e 80.

Entre seus alunos famosos, estão Flávio Molina, Luis Silva, Anderson Silva e Wanderlei Silva. Na década de 70, o pioneiro foi viver em Curitiba, capital do Paraná. Após a fase austera, passou a viver recluso, sem contato com familiares e ex-alunos, em Almirante Tamandaré, outra cidade paranaense.

Nélio Naja foi encontrado morto em sua casa. As primeiras informações estão associadas à causa natural. Muitos mestres tiveram a honra de conhecê-lo, entre eles, Woo-Jae Lee, o precursor do Taekwondo no Estado do Rio de Janeiro.

Mestre Lee conta que o lutador teve papel importante em sua vida. “Nélio Naja foi meu aluno e um grande amigo. Entre 1972 e 1976, treinou Taekwondo comigo e chegou à faixa preta. Em 1974, eu morava sozinho em Botafogo e adoeci. Não conseguia sequer levantar. Fiquei três dias daquele jeito. O Nélio sentiu a minha falta ao longo desses dias e foi até o meu apartamento para me ajudar. Assim, devo a ele minha vida. Nunca o esquecerei”.

A revista Master se solidariza com familiares, alunos, amigos e todos os seus fãs.

Veja mais notícias!

imagem da noticia

Você sabe o que é o Budô?

ver completa
imagem da noticia

Judô brasileiro encerra temporada 2018 com três pódios no World Masters

ver completa
imagem da noticia

Em São Paulo, Branco Zanol lança livro sobre metodologia infantil no Judô

ver completa
imagem da noticia

F.P.Judô organiza Cerimônia de Reconhecimento aos Judocas Destaque da Classe Veteranos 2018

ver completa
imagem da noticia

Academia Resistência de Karate, do sensei Paulo Bartolo, realiza 100º exame de graduação

ver completa
imagem da noticia

Oh Hyun Deuk, presidente do Kukkiwon, é preso

ver completa