Por Girliani Martins / Crédito: Divulgação

imagem da noticia

Homenagem Esportiva lota auditório da ALESP, em São Paulo

Não foi só impressão. O auditório Franco Motoro, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), realmente ficou pequeno para o grande número de pessoas que compareceu na Homenagem Esportiva 2018, considerada o Oscar do Esporte e das Artes Marciais.

A cerimônia, realizada na última sexta-feira (22), quebrou recorde de participantes e foi prestigiada por atletas renomados, como a principal jogadora de Vôlei da atualidade, Tiffany Abreu, a campeã mundial de Boxe, Rose Volante, a campeã europeia de Boxe, Graziele Jesus, o judoca olímpico Branco Zanol, entre tantos outros.

Mais de 350 profissionais ligados ao esporte, às artes marciais e à imprensa foram homenageados. Antes da solenidade oficial, o público prestigiou palestras do Doutor Honoris Causa em Medicina Tradicional Chinesa, Alexander Raspa, do Strongman, Marcos Ferrari, e do shifu em Kung Fu, Erich Luiz Meirelles.

A mesa de honra foi composta pelos deputados Roberto de Lucena (federal) e Luiz Carlos Gondim (estadual), pelo Capitão do Exército Brasileiro, Oscar Castelo Branco, pelo secretário de esportes de Santa Isabel e presidente da Associação Internacional de Artes Marciais (ASIAM), Daniel Lucena, pelo mestre em artes marciais e cônsul do Sri Lanka na Bahia, José Augusto Maciel Torres, pelo cônsul do Sri Lanka no Brasil e 9º dan em Karate, Sohaku Raimundo Bastospelo introdutor do Hapkido no Brasil, Park Sung Jae, pelo kodansha de Judô, José Gomes Medeiros, pelo embaixador da Itália, Stefano Canavesio, pelo coordenador do NAE, Luiz Felipe Dias Farah, pela secretária adjunta de turismo, Bianca Colepicolo, pelo recordista mundial de Ciclismo, Antonio Silva Pinto, e pelo diretor da Bueno Editora e autor do livro Grandes Mestres, Fábio Bueno.

Ao abrir os discursos, o deputado federal Roberto de Lucena destacou a importância de reconhecer o trabalho de profissionais que impulsionam o esporte e as artes marciais no Brasil. “Cada um que trabalha pelo desporto em nosso país, está também lutando para a construção de uma sociedade mais participativa e saudável”, disse.

O deputado estadual Luiz Carlos Gondim exaltou a inclusão social e o processo de cidadania construídos a partir da prática esportiva. “Inegavelmente, nenhuma sociedade vive sem desporto. Nesta atividade, nós encontramos elementos que são valiosos para uma população, como respeito, disciplina, generosidade e espírito de equipe”, esmiúça.

Para o secretário de esportes de Santa Isabel e líder da ASIAM, Daniel Lucena, o evento preenche a lacuna que é a valorização de atletas, professores e mestres de artes marciais. “A cada ano, a Homenagem Esportiva ganha novas proporções. O auditório lotado reflete que não estamos sozinhos na luta em prol do reconhecimento do esporte e das artes marciais”, exprime.

De acordo com o Capitão do Exército Brasileiro, Oscar Castelo Branco, o evento resgata a importância de valorizar aquelas pessoas que lutam pelo país diariamente. “O esporte resgata o que há de mais nobre na sociedade, incluindo a honra, verdade, lealdade, probidade, responsabilidade, o mérito e a disciplina. Portanto, é uma homenagem muito justa”, afirma.

O pioneiro do Hapkido no Brasil, Park Sung Jae, explicou que a arte marcial está em uma fase que precisa deste tipo de incentivo. “A Homenagem Esportiva, além de ser um momento de consagração, também é um ponto de encontro entre professores e mestres do Brasil inteiro”, analisa.

Vinda do Amazonas, a sensei Disney Bragança, a carateca nacional mais graduada, considera que o trabalho do educador marcial é lapidar vidas. “Cada professor ou mestre homenageado representa centenas de crianças que são resgatadas pelo esporte e pela arte marcial. A nossa prática é símbolo de inclusão social e de respeito”.

A jogadora de Vôlei Tiffany Abreu ficou muito feliz por ser uma das homenageadas.“Estou muito contente pelo fato de reconhecerem o meu trabalho. Nosso país precisa de mais solenidades como esta”, pontua.

A mesma emoção foi compartilhada pelas campeãs internacionais de Boxe, Rose Volante e Graziele Jesus. Além delas, o evento recebeu os senseis Afremon Bragança, Luiz Rodolfo de Aragão Ortiz, Robson Maciel, Sérgio Lex, Nelson Higa, Satoru Ebihara e muitos outros. Todos os homenageados ganharam medalha e certificado.

Um dos organizadores da Homenagem Esportiva, Fábio Bueno, analisou que a cerimônia tem cumprido com o seu papel. “Nosso principal objetivo é o reconhecimento profissional e estamos honrando este compromisso. Percebemos que cada homenageado sai mais confiante e motivado em construir um país melhor”, discorre.

Fique atento ao próximo evento

Após o sucesso da Homenagem Esportiva, a ALESP sedia em 29 de setembro, das 10h às 18h, o lançamento da edição comemorativa de 10 anos do livro Grandes Mestres das Artes Marciais. 

Veja mais fotos na página da Master no Facebook

Veja mais notícias!

imagem da noticia

Mestre Park faz exposição sobre implantação do Hapkido no Brasil no lançamento do livro Grandes Mestres – especial 10 anos

ver completa
imagem da noticia

Medalhista olímpico Luiz Onmura protagoniza desafio marcial no lançamento do livro Grandes Mestres

ver completa
imagem da noticia

Fábio Goulart é protagonista de desafio no lançamento do livro Grandes Mestres – 10ª edição

ver completa
imagem da noticia

Campeonato Mundial de Judô começa nesta quinta

ver completa
imagem da noticia

Judocas brasileiros se preparam para o Mundial de Baku

ver completa
imagem da noticia

Brasileiros buscam fazer história no GP de Taiwan

ver completa