Por Confederação Brasileira de Judô | Crédito: Márcio Rodrigues/MPIX/CBJ

imagem da noticia

Com nova treinadora, Brasil está escalado para o Mundial de Baku 2018

A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) definiu nesta quarta-feira (30), os judocas convocados para o Campeonato Mundial Individual e por Equipes Mistas - Baku 2018, e anunciou a japonesa Yuko Fujii como nova técnica da seleção masculina. Será a primeira vez na história da modalidade no país que uma técnica mulher comandará a preparação dos homens rumo aos Jogos Olímpicos.

"A escolha da sensei Yuko Fujii para estar à frente da equipe masculina é um marco para o nosso esporte. É mais uma demonstração de que o judô está conectado aos princípios mais atuais de gestão. Independentemente de ser mulher ou homem, é a competência que fala mais alto. A meritocracia é o nosso principal critério, e a Yuko tem tudo para fazer um ótimo trabalho", disse o presidente da CBJ, Silvio Acácio Borges. 

Yuko chegou ao Brasil em 2012, a convite do Comitê Olímpico do Brasil e da CBJ, depois de auxiliar os treinamentos da seleção britânica de Judô no British Judo Institute no período de 2010 a 2012. Desde então, ela vem trabalhando com judocas brasileiros de todas as classes, da base à equipe principal, focando nos fundamentos técnicos da modalidade para o alto rendimento. 

"Essa experiência que a Yuko adquiriu trabalhando no Brasil no último ciclo olímpico, especialmente com atletas da equipe de transição entre as classes júnior e principal, fez com que ela conhecesse muito bem o judô brasileiro. Ela está totalmente preparada para assumir a seleção adulta neste momento", pontuou Ney Wilson Pereira, gestor de Alto Rendimento da CBJ.

No comando apenas da equipe sênior masculina, a japonesa trabalhará ao lado do coordenador Luiz Shinohara com o desafio de classificar os brasileiros para os Jogos Tóquio 2020 e ir em busca de medalhas na competição olímpica, que acontecerá no país que é o berço do judô e também da treinadora. 

Antes disso, o Mundial de Baku será o próximo grande compromisso da seleção, marcado para o período de 20 a 27 de setembro. "Ser a técnica principal é grande responsabilidade, especialmente com a equipe brasileira, que tem histórico de resultados. Hoje, nós temos uma equipe forte e dedicada. Estou empolgada com esse grande desafio, junto com os atletas, com os técnicos dos clubes, com o COB, com a CBJ, enfim, com todos que nos apoiam. Assim, como uma equipe, como um time Brasil, nós conseguiremos fazer grandes conquistas em Tóquio 2020. Finalmente, gostaria de agradecer, mais uma vez a confiança e a recepção do Comitê Olímpico do Brasil, da CBJ e dos atletas", ressaltou Yuko. 

Na preparação para o Mundial deste ano, ela acompanhará a equipe masculina em treinamentos internacionais no Japão e na Espanha, em junho, além de orientar os atletas no Grand Prix de Zagreb, em julho. 


Convocados - Campeonato Mundial de Judô - Baku 2018

Disputas individuais e por equipes: 

Seleção Masculina

Eric Takabatake (60 kg/EC Pinheiros/FPJudo)

Phelipe Pelim (60 kg/EC Pinheiros/FPJudo)

Daniel Cargnin (66 kg/Sogipa/FGJ)

Charles Chibana (66 kg/EC Pinheiros/FPJudo)

Eduardo Yudy Santos (81 kg/EC Pinheiros/FPJudo)

Victor Penalber (81 kg/Instituto Reação/FJERJ)

Rafael Macedo (90 kg/Sogipa/FGJ)

David Moura (+10 0kg/Instituto Reação/FJERJ)

Rafael Silva (+1 00/EC Pinheiros/FPJudo)

Seleção Feminina

Gabriela Chibana (48 kg/EC Pinheiros/FPJudo)

Érika Miranda (52 kg/Sogipa/FGJ)

Jéssica Pereira (52 kg/Instituto Reação/FJERJ)

Rafaela Silva (57 kg/Instituto Reação/FJERJ)

Ketleyn Quadros (63 kg/Sogipa/FGJ)

Maria Portela (70 kg/Sogipa/FGJ)

Mayra Aguiar (78 kg/Sogipa/FGJ)

Maria Suelen Altheman (+78 kg/EC Pinheiros/FPJudo)

Beatriz Souza (+78 kg/EC Pinheiros/FPJudo)

Convocados apenas para a competição por Equipes Mistas

Marcelo Contini (73 kg/EC Pinheiros/FPJudo)

David Lima (73 kg/Sogipa/FGJ)

Tamires Crude (57 kg/Instituto Reação/FJERJ)

 Perfil - Yuko Fujii tem 36 anos e é natural da cidade de Toyoake, na província de Aichi, no Japão. É mestre em Educação Física pela Universidade de Hiroshima/JPN. Seus trabalhos mais destacados como treinadora de judô foram à frente do Team Bath, da Universidade de Bath/GBR, de 2007 a 2009, e também do British Judo Performance Institute, de 2010 a 2012, com a Equipe Nacional da Grã-Bretanha que conquistou em Londres 2012 uma medalha de prata, com a meio-pesado (78kg) Gemma Gibbons, e um bronze, com a pesado (+78kg) Karina Bryant. Como atleta, Yuko integrou a seleção nacional júnior do Japão no período de 1997 a 2000. 

Comissão Técnica CBJ - Alto Rendimento

Ney Wilson Pereira - gestor de Alto Rendimento 

Seleção Masculina

Luiz Shinohara - Coordenador

Yuko Fujii - Técnica

Seleção Feminina

Rosicleia Campos - Coordenadora

Mario Tsutsui - Técnico

Veja mais notícias!

imagem da noticia

Brasileiros conquistam 18 medalhas no Presidents Cup

ver completa
imagem da noticia

Com mais seis pódios neste domingo, Judô brasileiro fecha Grand Prix de Cancún com 11 medalhas

ver completa
imagem da noticia

Sandy Macedo conquista medalha inédita para o Brasil

ver completa
imagem da noticia

Eduarda Rosa derrota equatoriana e conquista o bronze para o Time Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude

ver completa
imagem da noticia

Livro Grandes Mestres - 10ª edição terá lançamento especial em Santos

ver completa
imagem da noticia

Bueno Editora faz agradecimentos em menção ao sucesso do livro Grandes Mestres - 10ª edição

ver completa