Por Girliani Martins | Crédito: Alan Emerson

imagem da noticia

Sensei Medeiros completa 84 anos hoje

Hoje é aniversário de um dos kodanshas mais queridos do Brasil, José Gomes Medeiros, carinhosamente chamado de sensei Medeiros. O judoca completa nesta sexta-feira, 11 de maio, 84 anos, muito bem vividos, por sinal. 

Sensei Medeiros é autor do livro “Memórias de um judoca” (Bueno Editora), lançado em 2016 e que narra a história do Judô em Santos.

Nordestino de nascimento e santista de coração, vive no litoral paulista desde os 13 anos. Começou nas artes marciais por meio de aulas de defesa pessoal. Em seguida, com a inauguração da academia de Jiu Jitsu da Associação Atlética dos Portuários, do professor Adriano Mattos, ingressou nessa modalidade. Posteriormente, a academia recebeu a visita da família Kurachi, que divulgava o Judô como uma evolução do Jiu Jitsu. Em seguida, a academia adotou duas modalidades: Jiu Jitsu e Judô. E ele iniciou sua jornada no “Caminho Suave”.

Sensei Medeiros é medalhista de bronze no 1° Campeonato Santista de Judô em 1956, vice-campeão do Campeonato para Promoção de Faixa Marrom em 1958, na cidade de São Paulo, e campeão pelo Santos Futebol Clube do Torneio Santista por Equipe (faixas marrons) em 1967.

Em 1970, após machucar o ombro durante um treino intenso no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo, decidiu pausar a carreira competitiva e se dedicar apenas às aulas.

A partir de 1978, ficou à frente da seleção santista de Judô nos Jogos Regionais e Abertos do Interior. Em 2010, durante uma reunião com a Federação Paulista de Judô (F.P.Judô), foi nomeado um dos primeiros membros do Conselho de Ética. Em outro encontro, foi eleito diretor de cursos de fundamentos técnicos e de kata de São Paulo, preparando atletas para participarem de exames de faixa preta.

O judoca treinou centenas de crianças, adolescentes e adultos, além de ícones como o campeão olímpico Rogério Sampaio, Ivo Vieira Nascimento, Telma de Souza, entre outros.

Em meados de 2012, agora como veterano, disputou inúmeros torneios em Pordenone e Veneza, na Itália, além deter representado o Brasil no 3º Campeonato Mundial de Kata. Em novembro do mesmo ano, ficou em primeiro lugar no Interamericano de Punta Cana, na República Dominicana.

Em mais de 60 anos no “Caminho Suave”, cuidou de conhecer, integrar e manter-se sempre ativo no ensino e na prática do esporte japonês. Se não bastasse tudo isso, ainda é um grande maratonista, com várias provas tradicionais concluídas. É casado com Terezinha Ferreira de Medeiros e tem três filhos: José Vicente Ferreira de Medeiros, Cristina Ramos de Medeiros e Kátia Medeiros Viana.

A revista Master e a Bueno Editora desejam ao sensei Medeiros muitas felicidades e novas conquistas.

Parabéns!

Veja mais notícias!

imagem da noticia

Conselho de Graduação receberá a partir de agosto novos pedidos de promoção de grau

ver completa
imagem da noticia

Open Regional Centro-Oeste de Taekwondo será em Caldas Novas, Goiás

ver completa
imagem da noticia

Em novo formato, Troféu Brasil e Grand Prix Nacional abrem competições em agosto

ver completa
imagem da noticia

14ª edição da Copa Minas Tênis Clube de Judô é sucesso e reúne mais de mil judocas em Belo Horizonte

ver completa
imagem da noticia

10º Okinawa Karate Shorin Cup de Kata 2018 está agendado para 04 de agosto

ver completa
imagem da noticia

Nélio Naja, introdutor do Muay Thai no Brasil, morre aos 65 anos, no Paraná

ver completa