Por Confederação Brasileira de Judô | Crédito: CBJ

imagem da noticia

CBJ lança agenda nacional de Judô

A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) lançou nesta semana o Giro pelos Estados - Agenda de Judô por todo o Brasil, coluna semanal que trará notícias e informações de eventos e atividades de destaque realizadas pelas Federações Estaduais de Judô filiadas à CBJ. 
O Judô é a modalidade que conquistou o maior número de medalhas para o Brasil na história das Olimpíadas - 22, ao todo -e é praticado por cerca de 2 milhões de pessoas no país, segundo pesquisa do Atlas do Esporte, além de estar presente em todos os 26 estados da Federação mais o Distrito Federal.  

Confira abaixo os destaques estaduais desta semana: 

Rio Grande do Norte
A Federação de Judô do Rio Grande do Norte divulgou nesta semana as informações da XIV Copa Natal de Judôque acontecerá no dia 23 de junho, no Centro Educacional Maristela, na capital potiguar. As inscrições vão até o dia 21 de junho pela plataforma Zempo. O evento contará com disputas nas classes Infantil, sub-13, sub-15, sub-18, sub-21, sênior, iniciantes e veteranos. 

Bahia 
A cidade de Ilhéus recebeu no último final de semana o Seminário Regional de Arbitragem em Judô e a Copa IFBA, eventos realizados pela Federação Baiana de Judô em parceria com o Instituto Federal da Bahia. O Seminário foi conduzido pelo árbitro FIJ A Angel Peleteiro e a competição contou com cerca de 500 participantes. "Estamos sempre investindo em capacitação e atualização para os árbitros baianos. Essa é uma maneira de assegurar a isenção e segurança de nossos atletas. Aqui em Ilhéus, pudemos contar com a experiência e competência do sensei Angel e com a exitosa parceria com o IFBA”, comentou o presidente da Febaju, Marcelo Ornelas.

Alagoas
Federação Alagoana de Judô (Faju) realiza no próximo dia 26 de maio, o Treinamento de Campo Estadual em Satuba. As inscrições vão até o dia 23 de maio pelo www.zempo.com.br.

São Paulo 
O Campeonato Paulista Sub-18 - Fase Final será a grande atração do Judô de São Paulo neste sábado. As disputas acontecem em Hortolândia, no Centro de Especialidades em Artes Marciais “Eliel Gomes”, a partir das 9h. 

No último domingo, 06, a Federação Paulista de Judô apresentou sua nova comissão de graduação em evento no Centro de Aperfeiçoamento Técnico (CAT), que contou com a presença de autoridades locais como o presidente da F.P.Judô, Alessandro Puglia, e de professores kodanshas como Francisco de Carvalho Filho, Massao Shinohara e Dante Kanayama. Na ocasião, o dojô do CAT recebeu o nome do sensei Mário Katsumi Matsuda em homenagem a um dos grandes nomes do kata no Brasil. 

Rio de Janeiro
A Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro lançou nesta semana o site oficial da XIV Copa Rio Internacional de Judô. Todas as informações da competição que acontecerá de 07 a 09 de setembro, no Rio, estão agora disponíveis no portal copario.judorio.org. Você pode receber as notícias do Time Judô Rio em primeira mão pelo Whatsapp. Clique aqui e saiba como. 

Goiás 
Em parceria com a CBJ, a Federação Goiana de Judô (Fegoju) levará para o seu Seminário Técnico Estadual nesta sexta-feira, 11, palestras de Ney Wilson, gestor de Alto Rendimento da CBJ; Manoela Penna, sócia-fundadora da In Press Media Guide, agência de comunicação da CBJ; e José Pereira, conselheiro nacional de arbitragem da CBJ. Clique aqui e saiba como participar.

Distrito Federal
O Campeonato Estadual Sênior e Veteramos movimenta o judô do Distrito Federal neste sábado, 12, com disputas a partir das 10h30 no Ginásio da Candangolândia. Mais informações no site da Federação Metropolitana de Judô

Mato Grosso do Sul
A CBJ confirmou nesta quinta-feira que Campo Grande (MS) sediará o Campeonato Brasileiro Sub-13 nos dias 04 e 05 de agosto. 

Paraná
A Delegacia da Regional Sul de Judô da Federação Paranaense de Judô realiza neste sábado, 12, treinamento preparatório para os Brasileiros Sub-18 e Sub-21 ministrado pelo professor Henrique Miniskowsky, na Associação de Judô Iwashita (Rua Caetano Marchesini, 850 – Portão – Curitiba), das 9h às 11h30. Mais informações aqui

Santa Catarina 
A Federação Catarinense de Judô (FCJ) divulgou seu Plano de Ações para fomento e desenvolvimento do Judô no estado com três propostas em destaque: o Projeto Seja Bem Vindo, que tem como objetivo retomar relação filiativa e/ou comercial com praticantes que estejam afastados da entidade; o Projeto Futuros Atletas, que visa a facilitar a inclusão de alunos praticantes de todo o estado; e o Programa Valorização dos Atletas, que quer estimular os judocas que estão participando de eventos nacionais e internacionais. Uma das medidas será o ressarcimento de valores de passagem aérea a atletas medalhistas em Campeonatos Brasileiros Finais.

Blumenau foi confirmada como sede do Campeonato Brasileiro Sub-15 de Judô, que acontecerá nos dias 21 e 22 de julho. 

Rio Grande do Sul
Porto Alegre recebeu nesta semana o gestor de Alto Rendimento da CBJ, Ney Wilson, e a técnica da seleção principal Yuko Fujii, que ministraram palestras e treinos para judocas e dirigentes gaúchos na Sogipa, Grêmio Náutico União e Cete. Além disso, a Federação Gaúcha de Judô (FGJ) realiza neste sábado, 12, o Campeonato Estadual Sênior, em Dom Feliciano, com a participação de diversos atletas da seleção brasileira principal, como os medalhistas olímpicos Mayra Aguiar, Ketleyn Quadros, Felipe Kitadai, entre outros.
Canoas foi confirmada como cidade-sede de duas grandes competições do calendário nacional da CBJ: o Troféu Brasil Interclubes e o Grand Prix Nacional por equipes mistas. 

SUGESTÕES de eventos  (competições, treinamentos, seminários, etc) para serem divulgados no Giro podem ser enviadas por e-mail para lara.monsores@cbj.com.br

Veja mais notícias!

imagem da noticia

Mestre Park faz exposição sobre implantação do Hapkido no Brasil no lançamento do livro Grandes Mestres – especial 10 anos

ver completa
imagem da noticia

Medalhista olímpico Luiz Onmura protagoniza desafio marcial no lançamento do livro Grandes Mestres

ver completa
imagem da noticia

Fábio Goulart é protagonista de desafio no lançamento do livro Grandes Mestres – 10ª edição

ver completa
imagem da noticia

Campeonato Mundial de Judô começa nesta quinta

ver completa
imagem da noticia

Judocas brasileiros se preparam para o Mundial de Baku

ver completa
imagem da noticia

Brasileiros buscam fazer história no GP de Taiwan

ver completa