Por Girliani Martins | Crédito: Alan Emerson

imagem da noticia

Geração de caratecas marca presença no lançamento de novo livro de Sensei Bartolo

Uma geração de caratecas, do faixa branca ao preta, compareceu a noite de autógrafos do livro “Okinawa: uma viagem ao berço do Karate-Do”, escrito por Paulo Bartolo.

O lançamento, realizado na última quarta (25), no Consistório da Universidade Santa Cecília (Unisanta), foi precedido por um aulão de Karate, prestigiado por discípulos, personalidades do Karate e amigos.

O livro, publicado pela Bueno Editora, traz detalhes sobre Okinawa, considerada o berço desta modalidade japonesa, com informações sobre cultura, gastronomia, marcialidade e outras peculiaridades.

Segundo o autor, o objetivo da obra é despertar nos praticantes o sonho de conhecer a terra natal do Karate. “Eu demorei 50 anos para conhecer a ilha de Okinawa. Gostaria que todos os caratecas tivessem também esta oportunidade de vivenciar o espírito do povo de Okinawa e a cultura do Karate”, explica.

A escritora, prefaciadora deste trabalho e presidente do Colégio e Universidade Santa Cecília, Drª Lúcia Maria Teixeira Furlani, considera que a experiência do autor colabora para que mais jovens aprendam e “embarquem” no universo do Karate. “O sensei Paulo Bartolo, com este olhar de quem está sempre aprendendo, nos convida a embarcar nesta viagem e aprender um pouco mais sobre Karate. Esta ideia de proximidade com o leitor é um grande diferencial”, analisa.

Existe uma simbologia de quem vai a Okinawa, quer retornar sempre. Além de Bartolo, o médico e ex-atleta de alto rendimento da Academia Resistência, Jorge Tadeu Rogas, 4º dan, é mais um exemplo disso.

Image

Ele foi duas vezes à ilha, uma em 2013, acompanhado pela delegação de Bartolo, e a outra em 2016, e resume as experiências como algo que modificou a sua visão esportiva e humanista. “Foram vivências fantásticas. Infelizmente, nós, ocidentais, temos uma visão somente esportiva do Karate. Os okinawanos, por sua vez, encaram como um meio de vida. Lá, a disciplina é obrigatória nos cursos de Educação Física. Tecnicamente, são muito mais avançados. Eles não enxergam a arte como competição. E isto é ótimo porque você também passa a olhar diferente para o Karate. Esta visão filosófica é transmitida neste livro. Dá até vontade de voltar à Okinawa”, detalha.

Na noite de autógrafos, o autor recebeu vários amigos e alunos, como Edilene Caribé. A faixa preta acredita que a publicação pode agregar bastante nas práticas diárias do Budô. “Sensei Bartolo tem uma bagagem incrível e está sempre se atualizando. Para nós, alunos, este livro é muito enriquecedor, ainda mais considerando que o Karate não compreende só movimentos, é uma filosofia de vida”.

O amigo e presidente da Seitokan no Brasil, Walter Menezes, destaca que a obra aprimorará o conhecimento dos alunos. “É muito importante para conhecer a cultura japonesa, a ilha de Okinawa e a filosofia do Karate”, frisa.

Mais

Além de “Okinawa: uma viagem ao berço do Karate-Do”, Paulo Bartolo lançou a segunda edição de “Karate-Do: uma visão multidisciplinar”, que apresenta a análise de vários caratecas com profissões variadas sobre a prática.

Há participações de um médico, uma psicóloga, um advogado, um fisioterapeuta e a dupla formação do autor em Engenharia e Educação Física.

O responsável pela parte de Fisioterapia, o mestre Ivan Barreira Cheida Faria, trata de Traumatologia do Esporte, além de prevenção e tratamento de lesões. “Eu pratiquei Karate por 23 anos e conheço o Bartolo de longa data. Há alguns anos, ele desenvolveu um curso de pós-graduação na Unisanta e me convidou para participar. Ministrei aulas sobre Traumatologia do Esporte e inseri esta parte no livro. É uma forma de orientar os praticantes a evitar lesões”, explica.

Veja mais fotos exclusivas na página da revista Master no Facebook

 Como adquirir os livros

Tanto ““Okinawa: uma viagem ao berço do Karate-Do” quanto “Karate-Do:uma visão multidisciplinar” estão à venda na Bartolo Store, em https://www.bartolostore.com.br/

 

Veja mais notícias!

imagem da noticia

Mestre Park faz exposição sobre implantação do Hapkido no Brasil no lançamento do livro Grandes Mestres – especial 10 anos

ver completa
imagem da noticia

Medalhista olímpico Luiz Onmura protagoniza desafio marcial no lançamento do livro Grandes Mestres

ver completa
imagem da noticia

Fábio Goulart é protagonista de desafio no lançamento do livro Grandes Mestres – 10ª edição

ver completa
imagem da noticia

Campeonato Mundial de Judô começa nesta quinta

ver completa
imagem da noticia

Judocas brasileiros se preparam para o Mundial de Baku

ver completa
imagem da noticia

Brasileiros buscam fazer história no GP de Taiwan

ver completa