Por Assessoria de Imprensa - ZDL Sports | Crédito: Divulgação/Rodrigo Dod / Savaget

imagem da noticia

Crescimento do Arnold Sports Festival confirma força do mercado fitness no Brasil

O Arnold Sports Festival South América, que começou nesta sexta-feira (20) e terminou no domingo (22), no Transamérica Expo Center, em São Paulo, é o reflexo da força e potencial do segmento fitness no Brasil. A feira criada pelo astro do cinema, ex-atleta e governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, abriu as portas em 2018 com crescimento de 10% em relação ao ano passado, investimento na casa de R$ 10 milhões e previsão de R$ 100 milhões em negócios em apenas três dias. São números confirmados pelos dados da indústria de suplementação alimentar e academias.

Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (ABENUTRI), em 2017, apenas o setor de nutrição esportiva, uma das quatro divisões do mercado (que ainda inclui Wellness, Perda de Peso e Nutrição Cosmética) faturou cerca de R$ 2,2 bilhões, com crescimento de 9% em relação ao ano anterior. Para, 2018 a expectativa é maior, registrando aumento da ordem de 15% e faturando R$ 2,5 bilhões. A entidade estima que em cinco anos, a partir de 2019, o mercado atinja um faturamento de R$ 5 bilhões.

Atualmente, são comercializadas no Brasil mais de 500 marcas produzidas por 100 empresas. Desse total, 70% são nacionais e 30% importadas. Segundo relatório do Euromonitor International, no segmento de nutrição esportiva, os produtos à base de proteína são os campeões de venda, com 65%. No Arnold Sports Festival South America, a expectativa é que sejam consumidas entre 8 a 10 toneladas do produto nos estandes dos mais de 150 expositores da feira. Em seguida na lista dos preferidos dos consumidores vêm os aminoácidos e energéticos com 15% cada; e hipercalóricos com 5%.

No movimento mais recente desse mercado, a Victoria Capital Partners fechou a aquisição do controle da Import Sports. Considerada a maior importadora de Nutrição Esportiva do Brasil, apresenta faturamento estimado em R$ 200 milhões no último ano e distribui com exclusividade as marcas Optimum Nutrition, Dymatize, Isopure, Ultimate Nutrition, entre outras, no território nacional. Focada em investimentos em private equity na América do Sul, a Victoria Capital já levantou fundos de mais de US$ 1,7 bilhão desde 2007.

Em nível mundial, a indústria de suplementação alimentar movimentou US$ 13,6 bilhões. Os Estados Unidos, maior mercado mundial no setor, faturam em média US$ 7 bilhões ao ano. Porém, o ritmo de crescimento anual é inferior ao Brasileiro. Em 2017, foram 5% nos EUA contra 9% no Brasil.

Academias

O Brasil abriga 34.509 das 201 mil academias espalhadas pelo planeta. Dados que colocam o país na segunda colocação no ranking mundial em números absolutos, atrás apenas dos Estados Unidos, com 36.540 unidades. Contudo, em quantidade de frequentadores, os brasileiros ocupam a quarta posição, com 9,6 milhões de alunos matriculados (perde para EUA – 57,2 milhões; Alemanha – 10 milhões e Reino Unido – 9,7 mi). Estes são alguns dos resultados do Global Report 2017, relatório anual da IHRSA (International Health, Racquet and Sportsclub Association, uma das maiores entidades do setor) e indicam uma enorme margem de crescimento para o mercado nacional relativo à prática de atividade física, que tem penetração em apenas 4,6% da população e ocupa o décimo lugar em faturamento, com US$ 2,4 bilhões ao ano.

Uma das novidades do Arnold Sports Festival South America 2018 contribui de forma decisiva para fomentar a ampliação do mercado de academias no Brasil. Pela primeira vez, o evento que chega à sexta edição no país tem uma área destinada exclusivamente ao setor. O Salão de Equipamentos traz novidades e lançamentos de grandes marcas nacionais e internacionais e tem tudo para atrair a atenção tanto de empresários como do público em geral. A incorporação do novo espaço é possível em função da integração com a Rio Sports Show, uma das mais importantes feiras de fitness e bem-estar do Brasil, promovida por 19 anos no Rio de janeiro.

“Construímos um mercado cada vez mais sólido, capaz de sobreviver à crise econômica dos últimos anos e ainda apresentar crescimento. Com o objetivo de ter todas as experiências em um único ambiente, o Salão de Equipamentos transforma o Arnold Sports Festival South America em uma feira multisetorial, unindo o fitness ao esporte, nutrição esportiva, saúde, fisioterapia, moda, competições e apresentações esportivas”, explica Ana Paula Leal Graziano, diretora da Savaget & Excalibur ao lado de Luis Felipe Bonilha, ambos sócios de Arnold Schwarzenegger na feira que leva o nome do astro no Brasil.

Veja mais notícias!

imagem da noticia

Mestre Park faz exposição sobre implantação do Hapkido no Brasil no lançamento do livro Grandes Mestres – especial 10 anos

ver completa
imagem da noticia

Medalhista olímpico Luiz Onmura protagoniza desafio marcial no lançamento do livro Grandes Mestres

ver completa
imagem da noticia

Fábio Goulart é protagonista de desafio no lançamento do livro Grandes Mestres – 10ª edição

ver completa
imagem da noticia

Campeonato Mundial de Judô começa nesta quinta

ver completa
imagem da noticia

Judocas brasileiros se preparam para o Mundial de Baku

ver completa
imagem da noticia

Brasileiros buscam fazer história no GP de Taiwan

ver completa