Por Assessoria de Imprensa - ZDL Sports | Crédito: Divulgação/Rodrigo Dod / Savaget

imagem da noticia

Crescimento do Arnold Sports Festival confirma força do mercado fitness no Brasil

O Arnold Sports Festival South América, que começou nesta sexta-feira (20) e terminou no domingo (22), no Transamérica Expo Center, em São Paulo, é o reflexo da força e potencial do segmento fitness no Brasil. A feira criada pelo astro do cinema, ex-atleta e governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, abriu as portas em 2018 com crescimento de 10% em relação ao ano passado, investimento na casa de R$ 10 milhões e previsão de R$ 100 milhões em negócios em apenas três dias. São números confirmados pelos dados da indústria de suplementação alimentar e academias.

Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (ABENUTRI), em 2017, apenas o setor de nutrição esportiva, uma das quatro divisões do mercado (que ainda inclui Wellness, Perda de Peso e Nutrição Cosmética) faturou cerca de R$ 2,2 bilhões, com crescimento de 9% em relação ao ano anterior. Para, 2018 a expectativa é maior, registrando aumento da ordem de 15% e faturando R$ 2,5 bilhões. A entidade estima que em cinco anos, a partir de 2019, o mercado atinja um faturamento de R$ 5 bilhões.

Atualmente, são comercializadas no Brasil mais de 500 marcas produzidas por 100 empresas. Desse total, 70% são nacionais e 30% importadas. Segundo relatório do Euromonitor International, no segmento de nutrição esportiva, os produtos à base de proteína são os campeões de venda, com 65%. No Arnold Sports Festival South America, a expectativa é que sejam consumidas entre 8 a 10 toneladas do produto nos estandes dos mais de 150 expositores da feira. Em seguida na lista dos preferidos dos consumidores vêm os aminoácidos e energéticos com 15% cada; e hipercalóricos com 5%.

No movimento mais recente desse mercado, a Victoria Capital Partners fechou a aquisição do controle da Import Sports. Considerada a maior importadora de Nutrição Esportiva do Brasil, apresenta faturamento estimado em R$ 200 milhões no último ano e distribui com exclusividade as marcas Optimum Nutrition, Dymatize, Isopure, Ultimate Nutrition, entre outras, no território nacional. Focada em investimentos em private equity na América do Sul, a Victoria Capital já levantou fundos de mais de US$ 1,7 bilhão desde 2007.

Em nível mundial, a indústria de suplementação alimentar movimentou US$ 13,6 bilhões. Os Estados Unidos, maior mercado mundial no setor, faturam em média US$ 7 bilhões ao ano. Porém, o ritmo de crescimento anual é inferior ao Brasileiro. Em 2017, foram 5% nos EUA contra 9% no Brasil.

Academias

O Brasil abriga 34.509 das 201 mil academias espalhadas pelo planeta. Dados que colocam o país na segunda colocação no ranking mundial em números absolutos, atrás apenas dos Estados Unidos, com 36.540 unidades. Contudo, em quantidade de frequentadores, os brasileiros ocupam a quarta posição, com 9,6 milhões de alunos matriculados (perde para EUA – 57,2 milhões; Alemanha – 10 milhões e Reino Unido – 9,7 mi). Estes são alguns dos resultados do Global Report 2017, relatório anual da IHRSA (International Health, Racquet and Sportsclub Association, uma das maiores entidades do setor) e indicam uma enorme margem de crescimento para o mercado nacional relativo à prática de atividade física, que tem penetração em apenas 4,6% da população e ocupa o décimo lugar em faturamento, com US$ 2,4 bilhões ao ano.

Uma das novidades do Arnold Sports Festival South America 2018 contribui de forma decisiva para fomentar a ampliação do mercado de academias no Brasil. Pela primeira vez, o evento que chega à sexta edição no país tem uma área destinada exclusivamente ao setor. O Salão de Equipamentos traz novidades e lançamentos de grandes marcas nacionais e internacionais e tem tudo para atrair a atenção tanto de empresários como do público em geral. A incorporação do novo espaço é possível em função da integração com a Rio Sports Show, uma das mais importantes feiras de fitness e bem-estar do Brasil, promovida por 19 anos no Rio de janeiro.

“Construímos um mercado cada vez mais sólido, capaz de sobreviver à crise econômica dos últimos anos e ainda apresentar crescimento. Com o objetivo de ter todas as experiências em um único ambiente, o Salão de Equipamentos transforma o Arnold Sports Festival South America em uma feira multisetorial, unindo o fitness ao esporte, nutrição esportiva, saúde, fisioterapia, moda, competições e apresentações esportivas”, explica Ana Paula Leal Graziano, diretora da Savaget & Excalibur ao lado de Luis Felipe Bonilha, ambos sócios de Arnold Schwarzenegger na feira que leva o nome do astro no Brasil.

Veja mais notícias!

imagem da noticia

Gutemberg Lins ministra Workshop de Coreografias de Luta em São Paulo

ver completa
imagem da noticia

Gutemberg Lins ministra Workshop de Coreografias de Luta em São Paulo

ver completa
imagem da noticia

Gutemberg Lins ministra Workshop de Coreografias de Luta em São Paulo

ver completa
imagem da noticia

Gutemberg Lins ministra Workshop de Coreografias de Luta em São Paulo

ver completa
imagem da noticia

Gutemberg Lins ministra Workshop de Coreografias de Luta em São Paulo

ver completa
imagem da noticia

Gutemberg Lins ministra Workshop de Coreografias de Luta em São Paulo

ver completa