Por Girliani Martins | Crédito: Divulgação

imagem da noticia

Dia Internacional da Mulher: Disney Bragança representa toda a fibra da mulher brasileira

Neste Dia Internacional da Mulher, a revista Master faz uma homenagem a todas àquelas que são sinônimo de luta e resistência. A sensei Disney Bragança, do Amazonas, por exemplo, representa toda a fibra da classe feminina.

Assim como acontece com várias mulheres em seu dia a dia ou frente de atuação, Disney Bragança precisou mostrar (com muito mais empenho) sua capacidade e talento.

Se antes arte marcial era assunto apenas vinculado aos homens, com a presença dela, o conceito mudou. Disney é a carateca mais graduada no Brasil, sendo 6º dan, além de ser considerada uma das grandes lideranças da Amazonas Shinshukan.

Nascida em Manaus, no coração da Amazônia, conheceu a “Arte das Mãos Vazias” por meio de Afremon Bragança, na época seu namorado. Antes mesmo de se casarem, já representavam a região Norte em campeonatos nacionais, retornando sempre com medalhas. Em sua estante, guarda com carinhos os troféus de campeã amazonense, regional e de várias Copas Interestaduais, a medalha de bronze conquistada no IX Mundialito de Shorin-ryu Karate-Do e Kobudo (kata master), entre muitos outros títulos.

À frente da Amazonas Shinshukan, tem formado uma das equipes mais fortes de Karate do país, pautada pelo respeito, disciplina e resiliência. No decorrer de sua carreira, Disney exerceu o cargo de diretora jurídica da Federação Amazonense de Karate (FAK), bem como secretária-geral, vice-presidente e membro do Conselho Fiscal. Hoje, compõe a banca examinadora de faixas pretas da FAK/CBK e pertence ao quadro de melhores árbitros do Estado.

Formada em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), também milita em prol da inclusão da mulher no esporte em geral. Sua luta a fez receber vários prêmios e uma homenagem especial no Manaus Open de Karate, ocasião em teve um troféu batizado com o seu nome.

É ou não é uma autêntica mulher brasileira?

Feliz Dia Internacional da Mulher!

 

Veja mais notícias!

imagem da noticia

Brasileiros conquistam 18 medalhas no Presidents Cup

ver completa
imagem da noticia

Com mais seis pódios neste domingo, Judô brasileiro fecha Grand Prix de Cancún com 11 medalhas

ver completa
imagem da noticia

Sandy Macedo conquista medalha inédita para o Brasil

ver completa
imagem da noticia

Eduarda Rosa derrota equatoriana e conquista o bronze para o Time Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude

ver completa
imagem da noticia

Livro Grandes Mestres - 10ª edição terá lançamento especial em Santos

ver completa
imagem da noticia

Bueno Editora faz agradecimentos em menção ao sucesso do livro Grandes Mestres - 10ª edição

ver completa