O “caminho do espírito harmonioso", como é conhecido o Aikido, está há 58 anos no Brasil. Em tantas décadas de história, muitos mestres contribuíram para a sua implantação, mas um em especial continua com a mesma relação de devoção e amor pela arte japonesa. Estamos falando de Keizen Ono Shihan, carinhosamente chamado de Ono Sensei.
Aos 93 anos, é o mestre mais antigo de Aikido em nosso país. Sua lucidez e perfil técnico continuam exatamente como antes. Sensei Ono desembarcou em terras nacionais em 1934, aos nove anos, e pratica Aikido desde março de 1963, período em que entrou na primeira turma de Reishin Kawai, o introdutor no Brasil.
Muito dedicado, recebeu de Reishin a academia que ele gerenciava em São Paulo. Este fato marcou o início de sua carreira como professor. Paralelamente, também exercia a profissão de acupunturista.
Nunca deixou de se aperfeiçoar, tanto que estudou os aspectos espirituais do Aikido, métodos de respiração e outros tópicos da arte marcial. Desejava transmitir um ensino de primeira e que contribuísse para a plenitude espiritual de seus alunos.
Em 1995, ao lado da esposa Daisy, fundou a Associação Pesquisa de Aikido, no bairro Aclimação, em São Paulo. Ritualmente, acorda todos os dias às 5 horas da manhã para rezar - antes de iniciar qualquer aula.
Este dojô celebrou muitos treinamentos e eventos históricos. Em fevereiro de 2018, selou o encontro memorável entre o precursor do Hapkido no Brasil, Park Sung Jae, e Ono Sensei, promovido pelo livro Grandes Mestres das Artes Marciais, que trará estes ícones em sua edição comemorativa de 10 anos.
Aprender com quem conhece o “caminho da energia, da harmonia e/ou do amor” é uma dádiva, e todos os domingos, o próprio sensei ministra as aulas. Primeiro, de respiração, das 7h às 9h, e depois de Aikido, das 10h às 12h.
Quem visita a Associação Pesquisa de Aikido tem a impressão de estar em um dojô no Japão,tamanho é o contato com a cultura oriental. É uma experiência que pode ser vivida todos os dias, em diferentes horários.
Sensei Ono detém o 7º dan, a maior graduação, e sua trajetória inspirou o livro “Aikido em sua essência”, publicado pela Bueno Editora.
Mergulhe nesta história: