Por Girliani Martins | Crédito: Alan Emerson

imagem da noticia

Sensei Ono: mente e corpo são aos 92 anos

O “caminho do espírito harmonioso", como é conhecido o Aikido, está há 58 anos no Brasil. Em tantas décadas de história, muitos mestres contribuíram para a sua implantação, mas um em especial continua com a mesma relação de devoção e amor pela arte japonesa. Estamos falando de Keizen Ono Shihan, carinhosamente chamado de Ono Sensei.

Aos 93 anos, é o mestre mais antigo de Aikido em nosso país. Sua lucidez e perfil técnico continuam exatamente como antes. Sensei Ono desembarcou em terras nacionais em 1934, aos nove anos, e pratica Aikido desde março de 1963, período em que entrou na primeira turma de Reishin Kawai, o introdutor no Brasil.

Muito dedicado, recebeu de Reishin a academia que ele gerenciava em São Paulo. Este fato marcou o início de sua carreira como professor. Paralelamente, também exercia a profissão de acupunturista.

Nunca deixou de se aperfeiçoar, tanto que estudou os aspectos espirituais do Aikido, métodos de respiração e outros tópicos da arte marcial. Desejava transmitir um ensino de primeira e que contribuísse para a plenitude espiritual de seus alunos.

Em 1995, ao lado da esposa Daisy, fundou a Associação Pesquisa de Aikido, no bairro Aclimação, em São Paulo. Ritualmente, acorda todos os dias às 5 horas da manhã para rezar - antes de iniciar qualquer aula.

Este dojô celebrou muitos treinamentos e eventos históricos. Em fevereiro de 2018, selou o encontro memorável entre o precursor do Hapkido no Brasil, Park Sung Jae, e Ono Sensei, promovido pelo livro Grandes Mestres das Artes Marciais, que trará estes ícones em sua edição comemorativa de 10 anos.

Aprender com quem conhece o “caminho da energia, da harmonia e/ou do amor” é uma dádiva, e todos os domingos, o próprio sensei ministra as aulas. Primeiro, de respiração, das 7h às 9h, e depois de Aikido, das 10h às 12h.

Quem visita a Associação Pesquisa de Aikido tem a impressão de estar em um dojô no Japão,tamanho é o contato com a cultura oriental. É uma experiência que pode ser vivida todos os dias, em diferentes horários.

Sensei Ono detém o 7º dan, a maior graduação, e sua trajetória inspirou o livro “Aikido em sua essência”, publicado pela Bueno Editora.

Mergulhe nesta história:

https://goo.gl/zwexhY

Veja o álbum completo de fotos

Veja mais notícias!

imagem da noticia

Sensei Sérgio Valencia confirma participação no livro Grandes Mestres - 10ª edição

ver completa
imagem da noticia

Alex Raspa comemora 18 anos da ABRACIF e homenageia mestre Chiu Ping Lok

ver completa
imagem da noticia

Autor do livro Grandes Mestres atrai dezenas de educadores em Itajubá, Minas Gerais

ver completa
imagem da noticia

Seleção juvenil conquista duas medalhas na Polônia

ver completa
imagem da noticia

#Agenda: Vem aí a Homenagem Esportiva 2018

ver completa
imagem da noticia

Centro Pan-Americano de Judô recebe disputas do Campeonato Brasileiro Sub 21 neste final de semana

ver completa