Por Girliani Martins | Crédito: Alan Emerson

imagem da noticia

Embaré, em Santos, inaugura Centro Esportivo e Recreativo

Com quase 38 mil habitantes, o Embaré, bairro mais populoso de Santos, inaugurou nesta quinta-feira (25), o Centro Esportivo e Recreativo Adalberto Mariani (CCE), que contempla uma quadra poliesportiva e a creche UME Professora Margareth Buchamann.

A inauguração recebeu personalidades como o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, o deputado estadual, Paulo Correia Júnior, o secretário de educação, Carlos Alberto Ferreira Mota, o secretário de esportes, Sadao Nakai, o presidente do Centro Comunitário, Carlos Henrique Machado Gomes de Oliveira, o vereador Antonio Carlos Banha Joaquim, o diretor da UME Hilda Rabaça, José Hilton Fiel de Oliveira, integrantes da Escola Shinshukan, incluindo o diretor Nelson Mitsuhide Shinzato, o diretor de arbitragem da Federação Paulista de Karate, Nelson Higa, a campeã Andrea Mesquita, entre muitos outros.

Image

O Centro Comunitário funcionava em uma sede provisória no Clube Botafogo, no entanto, ganha mais representatividade com o novo espaço. O nome do CCE não foi escolhido à toa, é uma reverência ao campeão de Natação da Cidade e morador do Embaré, Adalberto Mariani (in memoriam).

Um dos idealizadores da iniciativa, Antonio Carlos Banha Joaquim, explicou que o CCE servirá como instrumento de reivindicação, melhorias e desenvolvimento, já que serão implantadas diversas modalidades, entre elas, de artes marciais. “Tenho uma relação de afinidade muito forte com o Embaré. O Centro Comunitário, portanto, veio para dar voz aos anseios da população e é fonte de promoção à saúde e ao bem-estar. O propósito é oferecer aulas de  Karate, futsal, Capoeira, Tai Chi Chuan, Ginástica e outras atividades”, anuncia.

Em razão desua formação na “Arte das Mãos Vazias”, Banha convidou representantes da Escola Shinshukan para fazerem uma demonstração durante o lançamento. Segundo o sensei  Nelson Mitsuhide Shinzato, foi um privilégio fazer parte deste capítulo na história do Embaré. “Ficamos muito honrados com o convite. A primeira cidade que a Escola Shinshukan se estabeleceu foi Santos, há 56 anos. A nossa parceria sempre rendeu bons frutos. A partir do Centro Comunitário, outras ações marciais poderão ser viabilizadas”, disse.

Para o secretário de esportes, Sadao Nakai, a presença da Escola Shinshukan reforça princípios que devem prevalecer entre os moradores. “O Karate e as artes marciais em geral cooperam para um caminho de integridade e formação de caráter, valores essenciais em qualquer sociedade”, explana.

Image

O presidente do Centro Comunitário, Carlos Henrique Machado Gomes de Oliveira, concorda. Ele afirma que a hierarquia do Karate será referencial para crianças e adolescentes do bairro. “O que acho interessante nesta arte marcial é que os alunos sempre seguirão o seu mestre. Tudo que aprendem nos tatames levam para a vida familiar e social. A transmissão desses valores é fundamental. Por isto, não hesito em dizer que hoje o Karate é a principal referência marcial no Embaré”, pontua.

O Centro Comunitário e Esportivo do Embaré, localizado na Rua Nabuco de Araújo, 188, dispõe ainda de uma sala batizada com o nome do pai do vereador Banha, figura muito querida e respeitada em Santos.

Veja mais fotos

Image

Confira mais

A próxima edição da revista Master trará uma matéria exclusiva sobre a inauguração do Centro Comunitário e Esportivo do Embaré, com novos depoimentos e a contextualização deste espaço para a população.

 

Veja mais notícias!

imagem da noticia

14ª edição da Copa Minas Tênis Clube de Judô é sucesso e reúne mais de mil judocas em Belo Horizonte

ver completa
imagem da noticia

10º Okinawa Karate Shorin Cup de Kata 2018 está agendado para 04 de agosto

ver completa
imagem da noticia

Nélio Naja, introdutor do Muay Thai no Brasil, morre aos 65 anos, no Paraná

ver completa
imagem da noticia

Diogo Silva encerra carreira competindo por São Sebastião nos Jogos Regionais

ver completa
imagem da noticia

Sensei Francisco Nobuo Ono falece em São Paulo

ver completa
imagem da noticia

Brasileiros concluem curso para treinadores na IJF Academy

ver completa