Por Girliani Martins | Crédito: Alan Emerson

imagem da noticia

Embaré, em Santos, inaugura Centro Esportivo e Recreativo

Com quase 38 mil habitantes, o Embaré, bairro mais populoso de Santos, inaugurou nesta quinta-feira (25), o Centro Esportivo e Recreativo Adalberto Mariani (CCE), que contempla uma quadra poliesportiva e a creche UME Professora Margareth Buchamann.

A inauguração recebeu personalidades como o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, o deputado estadual, Paulo Correia Júnior, o secretário de educação, Carlos Alberto Ferreira Mota, o secretário de esportes, Sadao Nakai, o presidente do Centro Comunitário, Carlos Henrique Machado Gomes de Oliveira, o vereador Antonio Carlos Banha Joaquim, o diretor da UME Hilda Rabaça, José Hilton Fiel de Oliveira, integrantes da Escola Shinshukan, incluindo o diretor Nelson Mitsuhide Shinzato, o diretor de arbitragem da Federação Paulista de Karate, Nelson Higa, a campeã Andrea Mesquita, entre muitos outros.

Image

O Centro Comunitário funcionava em uma sede provisória no Clube Botafogo, no entanto, ganha mais representatividade com o novo espaço. O nome do CCE não foi escolhido à toa, é uma reverência ao campeão de Natação da Cidade e morador do Embaré, Adalberto Mariani (in memoriam).

Um dos idealizadores da iniciativa, Antonio Carlos Banha Joaquim, explicou que o CCE servirá como instrumento de reivindicação, melhorias e desenvolvimento, já que serão implantadas diversas modalidades, entre elas, de artes marciais. “Tenho uma relação de afinidade muito forte com o Embaré. O Centro Comunitário, portanto, veio para dar voz aos anseios da população e é fonte de promoção à saúde e ao bem-estar. O propósito é oferecer aulas de  Karate, futsal, Capoeira, Tai Chi Chuan, Ginástica e outras atividades”, anuncia.

Em razão desua formação na “Arte das Mãos Vazias”, Banha convidou representantes da Escola Shinshukan para fazerem uma demonstração durante o lançamento. Segundo o sensei  Nelson Mitsuhide Shinzato, foi um privilégio fazer parte deste capítulo na história do Embaré. “Ficamos muito honrados com o convite. A primeira cidade que a Escola Shinshukan se estabeleceu foi Santos, há 56 anos. A nossa parceria sempre rendeu bons frutos. A partir do Centro Comunitário, outras ações marciais poderão ser viabilizadas”, disse.

Para o secretário de esportes, Sadao Nakai, a presença da Escola Shinshukan reforça princípios que devem prevalecer entre os moradores. “O Karate e as artes marciais em geral cooperam para um caminho de integridade e formação de caráter, valores essenciais em qualquer sociedade”, explana.

Image

O presidente do Centro Comunitário, Carlos Henrique Machado Gomes de Oliveira, concorda. Ele afirma que a hierarquia do Karate será referencial para crianças e adolescentes do bairro. “O que acho interessante nesta arte marcial é que os alunos sempre seguirão o seu mestre. Tudo que aprendem nos tatames levam para a vida familiar e social. A transmissão desses valores é fundamental. Por isto, não hesito em dizer que hoje o Karate é a principal referência marcial no Embaré”, pontua.

O Centro Comunitário e Esportivo do Embaré, localizado na Rua Nabuco de Araújo, 188, dispõe ainda de uma sala batizada com o nome do pai do vereador Banha, figura muito querida e respeitada em Santos.

Veja mais fotos

Image

Confira mais

A próxima edição da revista Master trará uma matéria exclusiva sobre a inauguração do Centro Comunitário e Esportivo do Embaré, com novos depoimentos e a contextualização deste espaço para a população.

 

Veja mais notícias!

imagem da noticia

Artes Marciais são destaques no Arnold Sports Festival South America

ver completa
imagem da noticia

Sensei Medeiros e Luiz Onmura participam de sessão de fotos do livro Hoshin-Sull, de mestre Woo-Jae Lee

ver completa
imagem da noticia

Com equipe renovada, Judô brasileiro estreia nesta sexta no Campeonato Pan-Americano, na Costa Rica

ver completa
imagem da noticia

F.P.Judô realiza Super Treino de Veteranos no CAT, em São Paulo

ver completa
imagem da noticia

Mato Grosso é palco do Campeonato Brasileiro de Menores

ver completa
imagem da noticia

Livro Grandes Mestres – 10ª edição confirma novos participantes

ver completa