Por Confederação Brasileira de Judô | Crédito: CBJ

imagem da noticia

Massao Shinohara receberá 10º Dan, a maior honraria do Judô

Mentor de grandes nomes do Judô nacional como Aurélio Miguel, Luis Onmura, Carlos Honorato, Cristhiane Parmigiano, entre outros, o mestre Massao Shinohara, de 92 anos, será promovido a 10º Dan, a maior graduação do Judô, e se tornará o judoca mais graduado do Brasil. 

O presidente da Confederação Brasileira de Judô, Silvio Acácio Borges, conduzirá a cerimônia de promoção de grau de Massao Shinohara na próxima sexta-feira, 17, na Associação de Judô Vila Sônia (Rua Manoel Jacinto, 130 - Vila Morse, SP), a partir das 19h. 

O evento será aberto à imprensa e a convidados, entre eles, alunos e ex-alunos de Shinohara, como os medalhistas olímpicos Aurélio Miguel, Luis Onmura e Carlos Honorato.   

PERFIL - Filho de imigrantes japoneses criado em Embu das Artes, São Paulo, Massao começou a praticar Judô em 1940, aos 15 anos. Sua forma de lutar chamou a atenção de Ryzo Ogawa, fundador da primeira academia de judô do país, com quem passou a treinar em São Paulo até se tornar professor. 

Em 1956, fundou a Associação de Judô Vila Sônia numa garagem alugada e conciliava as aulas com o trabalho de transportador de legumes. Com a ajuda do amigo Jorge Tatsumi e dos pais de seus alunos, angariou recursos para comprar um terreno maior e construiu sozinho o que é hoje o atual dojô da Associação de Judô Vila Sônia, fundado em 1986. 

Massao Shinohara foi técnico da seleção brasileira de Judô nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984, onde Douglas Vieira conquistou a prata, além de Luiz Onmura e Walter Carmona que conquistaram o bronze. Em sua trajetória como professor, Massao formou grandes faixas pretas brasileiros, entre eles seu próprio filho, Luiz Shinohara, técnico da seleção masculina do Brasil desde 2002. 

Veja mais notícias!

imagem da noticia

14ª edição da Copa Minas Tênis Clube de Judô é sucesso e reúne mais de mil judocas em Belo Horizonte

ver completa
imagem da noticia

10º Okinawa Karate Shorin Cup de Kata 2018 está agendado para 04 de agosto

ver completa
imagem da noticia

Nélio Naja, introdutor do Muay Thai no Brasil, morre aos 65 anos, no Paraná

ver completa
imagem da noticia

Diogo Silva encerra carreira competindo por São Sebastião nos Jogos Regionais

ver completa
imagem da noticia

Sensei Francisco Nobuo Ono falece em São Paulo

ver completa
imagem da noticia

Brasileiros concluem curso para treinadores na IJF Academy

ver completa