Por Confederação Brasileira de Judô | Crédito: FIJ

imagem da noticia

Brasil encerra Grand Slam de Abu Dhabi com sete medalhas

A seleção brasileira de Judô começou as comemorações pelo Dia Mundial do Judô celebrado no último sábado (28), com três pódios no Grand Slam. Mayra Aguiar (78kg), Maria Suelen Altheman (+78kg) e Beatriz Souza (+78kg) conquistaram medalhas de bronze e o Brasil encerrou sua participação no evento com sete medalhas: três pratas e quatro bronzes. 

Estreando o backnumber vermelho, a bicampeã mundial Mayra Aguiar venceu Luise Malzahn, da Alemanha, por ippon na primeira luta e já avançou diretamente à semifinal. No combate contra a experiente holandesa Marhinde Verkerk, vice-campeã mundial em 2013, Mayra forçou duas punições à adversária, mas acabou sofrendo três, uma delas no golden score, e foi para a disputa de bronze, onde derrotou Antonina Shmeleva, da Rússia, por um waza-ari para garantir seu terceiro pódio consecutivo neste ano (Ouro no Grand Prix de Cancún e ouro no Mundial de Budapeste).

No pesado feminino, o Brasil conseguiu uma dobradinha de bronze. A jovem Beatriz Souza, de apenas 19 anos, derrtou a russa Ksenia Chibisova por ippon para conquistar sua primeira medalha em Grand Slam e foi ao pódio ao lado da compatriota Maria Suelen Altheman, que derrotou Jasmin Kuelbs, por um waza-ari para ficar com o outro bronze. 

Com os resultados dos primeiros dias, o Brasil encerrou a competição em 11º lugar no quadro geral de medalhas. Foram três pratas com Érika Miranda, Rafaela Silva e Felipe Kitadai, além dos bronzes de Maria Portela, Mayra Aguiar, Maria Suelen e Bia Souza. A Rússia liderou o quadro, com três ouros, uma prata e cinco bronzes. 

Image

Rafael Macedo (90kg), Eduardo Bettoni (90kg), Rafael Buzacarini (100kg), Rafael Silva (+100kg) e Samanta Soares (78kg) também lutaram neste sábado, mas não avançaram às dispuas por medalhas. Buzacarini ainda chegou à repescagem, mas caiu para Peter Paltchik, de Israel, que ficou com o bronze. 

As próximas competições da seleção brasileira de Judô serão o tradicional Grand Slam de Tóquio, de 02 a 03 de dezembro, e o World Judo Masters, de 16 a 17 de dezembro. 

Veja mais notícias!

imagem da noticia

Fabio Goulart é graduado 8º dan pela WTF e CBTKD

ver completa
imagem da noticia

Homenagem Esportiva receberá de atletas renomados a mestres marciais

ver completa
imagem da noticia

Judocas da seleção ministram clínica para militares do Exército na Academia Militar das Agulhas Negras

ver completa
imagem da noticia

Atletas e técnicos da seleção brasileira de Judô se posicionam contra a Medida Provisória nº 841

ver completa
imagem da noticia

Oscar do Esporte e das Artes Marciais reunirá mais de 500 convidados nesta sexta, na ALESP

ver completa
imagem da noticia

Rodeado de amigos, familiares e parceiros, recordista mundial é homenageado na ALESP, em São Paulo

ver completa