Por Confederação Brasileira de Judô | Crédito: Lara Monsores /CBJ

imagem da noticia

Larissa Pimenta e Renan Torres garantem dobradinha de ouro para o Time Brasil no primeiro dia de Judô no Pan de Lima

O Judô brasileiro começou sua caminhada nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019 com uma dobradinha de ouro na quinta-feira (08). Aos 20 anos, a dupla Larissa Pimenta (52 kg) e Renan Torres (60kg), estreantes em Jogos Pan-Americanos, representaram o Time Brasil no tatame da Videna e conquistaram o título pan-americano. Larissa Farias (48 kg) lutou pelo bronze, mas terminou em quinto lugar após uma batalha de mais de 15 minutos no golden score.

O primeiro a garantir a medalha dourada foi Renan, que derrotou o equatoriano Lenin Preciado, campeão em Toronto 2015, por ippon na final do peso ligeiro masculino. Nas preliminares, Torres  projetou o americano Adonis Dias duas vezes por waza-ari para avançar à semifinal, onde imobilizou o cubano Roberto Almenares. 

"Desde quando acordei me senti tranquilo, confiante e disposto a dar o meu melhor. Cabeça tava bem focada e pedi para Deus só pra fazer tudo que tinha treinado e deu certo hoje", comemorou Renan.    

A meio-leve Larissa Pimenta alcançou o ouro após vencer a mexicana Luz Olvera na grande final em luta equilibrada definida nas punições com Pimenta levando a melhor ao forçar a terceira punição à Olvera. Para chegar à final, Pimenta derrotou a dominicana Diana de Jesus nas quartas de final e a peruana Brillith Gamarra Carbajal na semifinal.

"Independente de qualquer competição eu sempre venho com muita vontade, e acho que isso me motiva bastante a buscar uma medalha. Tô muito feliz de ter conquistado mais um sonho na minha carreira. Hoje foi um dia muito marcante na minha carreira. Fico com mais confiança para conquistar outras competições tão grandes quanto o Pan", afirmou Pimenta.

Tanto Larissa, quanto Renan ainda fazem parte da seleção Júnior do Brasil e estão em processo de transição das categorias de base para a equipe principal. Larissa ainda disputará o Campeonato Mundial Sênior, em Tóquio, após o Pan. 

Larissa Farias (48 kg) fica em quinto lugar  

Representante do Brasil no peso ligeiro feminino, Larissa Farias, que substitui de última hora Nathália Brígida, lesionada, chegou à disputa por um dos bronzes da categoria, mas acabou em quinto lugar. Na luta pela medalha, a brasileira encarou a chilena Mary Dee Vargas Ley, que conseguiu projetar a brasileira no golden score após quase 17 minutos de combate. Nas preliminares, Larissa estreou com vitória por ippon sobre Jacqueline Solis, da Guatemala, e caiu nas quartas diante da campeã olímpica Paula Pareto, que também ficou fora do pódio após lesionar-se na semifinal. 

Na repescagem, Larissa venceu Anne Suzuki, dos Estados Unidos, mas não conseguiu repetir o desempenho na última luta para buscar o bronze. Apesar da derrota, a brasileira tirou boas lições da experiência que viveu nos Jogos Pan-Americanos de Lima. 

"Disputei de igual para igual com todas elas. Acho que faltou muito pouco para a medalha, mas eu sinto que dei o meu máximo e saio feliz com o meu desempenho. Sabia que estava aqui para fazer uma competição sensacional. Infelizmente, a medalha não veio. Mas, estou aqui fazendo o que eu amo e estou muito feliz", garantiu Larissa Farias.

Na sexta-feira (9), o Judô será representado pela campeã olímpica Rafaela Silva (57 kg), por Daniel Cargnin (66 kg) e Jeferson Santos (73 kg), com as preliminares começando às 17h, e as finais às 19h, horário de Brasília.

Veja mais notícias!

imagem da noticia

Homenagem Esportiva 2019 já tem data oficial

ver completa
imagem da noticia

Seleção chega ao Japão para fase final de preparação rumo ao Campeonato Mundial de Tóquio 2019

ver completa
imagem da noticia

Terceira edição do Cidade da Luta, em Curitiba, terá 25 lutas de K1 e MMA

ver completa
imagem da noticia

Brasileiro de Poomsae e ParaTaekwondo são confirmados em São Paulo

ver completa
imagem da noticia

Brasileiro Sub-13 reunirá mais de 360 judocas em Curitiba neste final de semana

ver completa
imagem da noticia

Karate encerra o Pan-Americano 2019 com sete medalhas

ver completa