Por Confederação Brasileira de Taekwondo / Crédito: CBTKD

imagem da noticia

Netinho é campeão pan-americano de Taekwondo

Depois de 12 anos, o Brasil voltou a ter um campeão pan-americano com o título de Edival Pontes, o Netinho, na categoria até 68 kg, na noite de domingo (28). O atleta venceu o dominicano Bernardo Pie e garantiu a terceira medalha do país na edição de Lima 2019 e a 17ª na história da competição continental. No primeiro dia, Talisca Reis conquistou a prata, na categoria até 49 kg, e Paulo Ricardo Melo levou o bronze, entre os atletas com até 58 kg.

- Consegui a medalha de ouro, estou muito feliz e agradeço a todos que torceram. A gestão da CBTKD, comandada pelos mestres Junior Maciel e Rivanaldo, com certeza, está fazendo a diferença para o surgimento destas medalhas. Depois do resultado do Grand Prix de Roma, em que perdi para o campeão somente por um ponto, minha confiança aumentou, e eu falei pra Talisca e meus pais que viria bem para o Pan. Estava ansioso e confiante e queria chutar logo - comenta.

O confronto decisivo foi marcado pelo equilíbrio entre os adversários e pelas alternâncias no placar. Edival começou o confronto mais agressivo e abriu o placar, mas logo sofreu os primeiros pontos. Logo, o dominicano recuperou-se. Ao final do segundo período, o adversário do brasileiro chegou a vencer por 11 a 5. Porém, com aumento de volume de golpes e chutes certeiros, Edival usou os dois minutos finais para tirar a diferença e vencer o confronto por 17 a 14, de forma emocionante. "No intervalo de 11 a 5, eu pensei que seria difícil, mas o Diego (treinador do Brasil) falou que eu estava bem melhor fisicamente e que, se a continuássemos chutando até o final, íamos conseguir a vitória e deu tudo certo", analisa.

Com 21 anos, Edival soma em sua carreira os títulos do Mundial Júnior e Jogos Olímpicos da Juventude, ambos em 2014, e o duas medalhas em Grands Prixs, conquistadas em 2018. Buscando vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, o título pan-americano dá a ele mais 40 pontos no ranking olímpico, que o ajudará na briga para estar entre os cinco primeiros do ranking. Nesta segunda feira (29), na última etapa de Taekwondo em Lima, o Brasil conta com Rayane Pereira, Ícaro Miguel, Milena Titoneli e Maicon Andrade.

Image

Veja mais notícias!

imagem da noticia

Homenagem Esportiva 2019 já tem data oficial

ver completa
imagem da noticia

Seleção chega ao Japão para fase final de preparação rumo ao Campeonato Mundial de Tóquio 2019

ver completa
imagem da noticia

Terceira edição do Cidade da Luta, em Curitiba, terá 25 lutas de K1 e MMA

ver completa
imagem da noticia

Brasileiro de Poomsae e ParaTaekwondo são confirmados em São Paulo

ver completa
imagem da noticia

Brasileiro Sub-13 reunirá mais de 360 judocas em Curitiba neste final de semana

ver completa
imagem da noticia

Karate encerra o Pan-Americano 2019 com sete medalhas

ver completa