Por Confederação Brasileira de Judô | Crédito: Rafal Burza/CBJ e Emmanueli Di Feliciantonio/IJF

imagem da noticia

Macedo, Gonçalves e Moura sobem ao pódio no último dia e seleção fecha Grand Prix de Montreal com cinco medalhas

A seleção brasileira de Judô finalizou no domingo (07), mais uma etapa de preparação para os Jogos Pan-Americanos de Lima e para o Campeonato Mundial de Tóquio com pódios no Grand Prix de Montreal, no Canadá. Depois de Sarah Menezes (52 kg) e Aléxia Castilhos (63 kg) conquistarem dois bronzes nos primeiros dias de disputa, no domingo foi a vez de Rafael Macedo (90 kg), Leonardo Gonçalves (100 kg) e David Moura (+100 kg) faturarem mais bronzes para o Brasil, que fechou a competição, portanto, com cinco pódios. 

O primeiro a garantir a medalha foi o médio Rafael Macedo. Ele conseguiu uma virada espetacular sobre Eduard Trippel, da Alemanha, buscando duas projeções depois de sofrer um wazari nos segundos iniciais. A única derrota do brasileiro foi para o atual campeão olímpico Mashu Baker, do Japão, que terminou com o ouro em Montreal. 

Em seguida, no meio-pesado, Leonardo Gonçalves venceu o croata Zlatko Kumric, por ippon, e ampliou o número de medalhas brasileiras no Canadá. Assim como Macedo, Leo só perdeu para o campeão do Grand Prix, o egípcio Ramadan Darwish, que bateu o brasileiro na semifinal. 

Antes disso, Gonçalves bateu o canadense Tavis Jamieson e seu compatriota Rafael Buzacarini, que fechou a competição em sétimo lugar ao cair na repescagem diante do canadense Kyle Reyes. 

Fechando a conta, David Moura controlou Vladut Simionescu após marcar um wazari e venceu a disputa de terceiro do peso pesado masculino. O ouro ficou com o francês Teddy Riner e prata com o japonês Hisayoshi Harasawa, algoz de David na semifinal. 

O Brasil teve ainda a chance de uma sexta medalha de bronze com a meio-pesado Samanta Soares, mas a brasileira foi superada nas punições pela equatoriana Vanessa Chala.  

Do Canadá, a seleção masculina embarcará para um período de treinos na França, no tradicional Treinamento de Campo Internacional de Houlgate. 

A equipe feminina, por outro lado, finaliza nesta semana o treinamento de campo internacional em Valência e disputará no próximo final de semana o Grand Prix de Budapeste. A preparação faz parte do planejamento integrado entre a CBJ e o Comitê Olímpico do Brasil.

Veja mais notícias!

imagem da noticia

Taekwondo voltará aos Jogos Escolares na edição de Blumenau

ver completa
imagem da noticia

Revista especial sobre a Escola Shinshukan completa sete anos

ver completa
imagem da noticia

Mayra Aguiar bate japonesa na final e é campeã do Grand Prix de Budapeste

ver completa
imagem da noticia

Caraguatatuba, no Litoral Norte do Estado de São Paulo, sedia o Campeonato Paulista da Liga Sanda Brasil

ver completa
imagem da noticia

Sensei Edevanir divulga livro “Samurai: aquele que serve” no Fight Friends BJJ

ver completa
imagem da noticia

Sensei Edevanir lança o livro “Samurai: aquele que serve” no Fight Friends BJJ

ver completa