Da Redação | com informações do jornal El País | Crédito: Divulgação

imagem da noticia

Nova descoberta científica: praticar esporte pode aumentar os neurônios

Você sabia que a prática de atividade física/esporte é capaz de criar novos neurônios, inclusive na fase adulta. É uma descoberta recente, pois até então, os cientistas pensavam que nascíamos com um determinado “banco de neurônios”, que diminuía com o passar do tempo e não era possível aumentá-los.

O cérebro, por ser plástico, nos permite criar conexões diferentes. Além disso, em algumas áreas, como o hipocampo, novos neurônios podem nascer. O hipocampo é responsável por nossa memória e capacidade espacial.

De acordo com o jornal El País, as pesquisas sobre o hipocampo começaram com roedores: várias imagens foram mostradas aos ratos, que tinham que diferenciá-las. Quando os roedores aprenderam a distingui-las depois da prática, observou-se que novos neurônios haviam sido gerados em seu hipocampo. Curiosamente, se o animal parasse de fazer esse exercício, os neurônios jovens desapareciam. E se retomasse a atividade, voltavam a aparecer. Assim, já temos uma pista importante: a prática repetida ajuda a gerar novos neurônios em nosso hipocampo.

A prática de esporte possui inúmeros benefícios, entre eles, fortalece o nosso corpo e reduz o estresse, em razão da dopamina, serotonina e noradrenalina. Os especialistas recomendam que é necessário praticar exercícios três vezes por semana, com duração mínima de 30 minutos. 

Leia a notícia completa

Veja mais notícias!

imagem da noticia

Primeiro medalhista olímpico do Judô brasileiro, Chiaki Ishii entra para o Hall da Fama do COB

ver completa
imagem da noticia

Treino Master é realizado na sede da F.P.Judô

ver completa
imagem da noticia

Lyoto Machida vence Chael Sonnen no Belllator 222

ver completa
imagem da noticia

Karate de Serra Negra terá representante no livro Grandes Mestres – Américas

ver completa
imagem da noticia

Academia Marcos Daud promove Exame de Faixa em Santos

ver completa
imagem da noticia

Grandes Mestres – edição Américas está em produção

ver completa