Da Redação | Crédito: Divulgação

imagem da noticia

Você sabe quem foi Bodhidharma, a maior lenda do Kung Fu?

A criação do Kung Fu está inteiramente ligada ao monge budista Bodhidharma, considerado por muitos como o pai das artes marciais. A figura iconoclasta nasceu na Índia, em Kanchipuram, próximo a Madras, por volta de 520 d.C. Após algum tempo em seu país de origem, viajou para Kuang, com o objetivo de divulgar o verdadeiro Budismo.

Nessa época, conheceu o Imperador Wu Ti, da Dinastia Liang, e depois de algumas discordâncias, precisou se refugiar no mosteiro Shaolin para evitar maiores conflitos. Durante o tempo em que viveu em Shaolin, há relatos de que criou uma série de exercícios que contribuíram para o equilíbrio físico e mental dos monges guerreiros. 

Além disso, ensinou técnicas do Vajramushti, uma antiga arte marcial de origem indiana. Por meio do aprendizado marcial, os monges se tornaram grandes lutadores, conhecidos, posteriormente, no país e em todo o mundo. Em virtude de alguns mitos no universo marcial chinês, muitos historiadores duvidam da existência de Bodhidharma.

Acreditam que se apresentou mais em lendas do que em fatos concretos, ainda mais por que apenas uma pessoa relatou por escrito ter visto o monge. O que se sabe dele é que foi um homem feio, de olhos azuis, com barba e cabelos escuros, longos e desgrenhados.

Existem dois relatos conhecidos escritos por contemporâneos de Bodhidharma. Segundo essas fontes, a figura lendária veio das regiões ocidentais e possivelmente foi o terceiro filho de um grande rei Indian. Fontes posteriores vão além, acrescentando outros detalhes, incluindo uma informação de que ele era descendente de um rei brâmane.

O texto mais antigo que menciona Bodhidharma é “O Registro dos Monastérios Budistas de Luoyang", compilado em 547 por Yáng Xuànzhī, escritor e tradutor de sutras Mahayana para o chinês. 

Veja mais notícias!

imagem da noticia

Rafaela Silva e Felipe Kitadai são campeões do Grand Slam de Baku

ver completa
imagem da noticia

Brasileiros fazem boa estreia no Mundial de Taekwondo

ver completa
imagem da noticia

Seleção brasileira está pronta para o Campeonato Mundial de Taekwondo

ver completa
imagem da noticia

Seleção brasileira de Judô é convocada para o Campeonato Mundial de Tóquio 2019

ver completa
imagem da noticia

Jéssica Bate-Estaca é a nova campeã do UFC

ver completa
imagem da noticia

Livro Hoshin-Sull, do mestre Woo Jae Lee, chega à Bueno Editora

ver completa