Por Girliani Martins / Crédito: Revista Master

imagem da noticia

Ginásio Rebouças, em Santos, celebra 1º Torneio Brasileiro ISKA - CBKBT

O domingo de Páscoa, 21 de abril, foi muito especial para os participantes da primeira edição do Torneio Brasileiro ISKA - CBKBT. No Ginásio Rebouças, em Santos, Litoral Sul de São Paulo, eles demonstraram muito talento, simpatia e amor pela arte marcial.

Sob a organização de Luciano Ferreira Martins e a chancela da International Sport Karate Association (ISKA), houve muitas lutas, palestras e homenagens. A apresentação ficou sob os cuidados da jovem Yasmin Dias, do Rio de Janeiro.

Na ocasião, aconteceu a palestra do autor do livro Grandes Mestres e diretor da Bueno Editora, Fábio Bueno, que em 2019, celebra 11 anos do projeto. O escritor comentou sobre a relevância de registrar legados marciais. “Este torneio é muito importante porque fomenta o esporte e a arte marcial. O nosso país tem ótimos professores e mestres que precisam ser reconhecidos, eternizando seus respectivos trabalhos”, explica.

Image

De acordo com o organizador, Luciano Ferreira Martins, cerca de 100 mestres compareceram. “A sensação é de dever cumprido. O torneio reuniu excelentes lutadores de Kickboxing e foi prestigiado por mestres de diversos estados brasileiros, como Maranhão, Paraíba, Rondônia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, etc”, informa.

Entre os convidados de outras modalidades, estavam o dublê de cinema e shifu, Gutemberg Lins, o especialista em Taijutsu e terapias orientais, Jóji Enómoto, a editora da revista Master, Elaine Bueno, além de Belocqua, José Nilton Cosme do Nascimento, Laécio Nunes, Rafael Kaiser, José Roberto Nicolau (Kim), Antonio Carlos Dias, José Carlos Perri Peres, Jordani Kobudo, Wilson Piedade e mestres internacionais, como Jin Jo, da Bolívia.

Image

Em sua primeira visita ao Brasil, a mestra Jin Jo ressaltou que a ISKA representa uma grande família. “Faço parte da entidade há quase quatro anos e todos os mestres, independentemente da modalidade ou estilo, estão unidos em prol de um único objetivo: fortalecer as artes marciais”, disse.

Para o shifu Gutemberg Lins, o campeonato foi uma ótima oportunidade de estreitar laços com outros educadores. “Tivemos profissionais de diversas localidades. E isso é um ponto muito interessante para mostrarmos a união das artes marciais”, comenta.

O mestre José Roberto Nicolau, do Paraná, avaliou a primeira edição de forma positiva. “Esse foi o primeiro de muitos torneios que serão realizados pela ISKA no Brasil. Fiquei muito feliz com o empenho dos educadores. Parabéns a todos os envolvidos”, disse.

Image

Foram disputados vários combates, entre eles, o de Nivaldo dos Santos x Luciano Ferreira. O árbitro Wilson Piedade disse que foi uma satisfação enorme ter contribuído com o certame. “Além de ter agregado uma valiosa experiência no currículo, tive a chance de rever amigos. É uma honra integrar a ISKA no Brasil”.

A ISKA possui representantes em várias partes do mundo. Em nosso território, por exemplo, o diretor é o mestre Carlos Silva, nascido no Brasil e residente nos EUA. A data ficou registrada na história como o 1º Encontro de Mestres e Professores da ISKA América Latina.

Veja mais fotos no Facebook da Revista Master.

Image

Veja mais notícias!

imagem da noticia

Rafaela Silva e Felipe Kitadai são campeões do Grand Slam de Baku

ver completa
imagem da noticia

Brasileiros fazem boa estreia no Mundial de Taekwondo

ver completa
imagem da noticia

Seleção brasileira está pronta para o Campeonato Mundial de Taekwondo

ver completa
imagem da noticia

Seleção brasileira de Judô é convocada para o Campeonato Mundial de Tóquio 2019

ver completa
imagem da noticia

Jéssica Bate-Estaca é a nova campeã do UFC

ver completa
imagem da noticia

Livro Hoshin-Sull, do mestre Woo Jae Lee, chega à Bueno Editora

ver completa